IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iedi sugere cautela com resultado trimestral do setor de serviços

16/08/2017 16h42

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) sugere cautela sobre a reação apresentada pelo setor de serviços no segundo trimestre, período em que apresentou três taxas consecutivas de crescimento, pela série com ajuste sazonal: abril (+1,1%), maio (+0,5%) e junho (+1,3%).


Segundo o instituto, os resultados do setor sugerem que a reação teria origem em "causas que podem não se renovar, tais como um movimento acelerado de redução da inflação e uma safra agrícola excepcionalmente boa no início do ano".


Em relatório, os economistas do Iedi avaliam que a moderação da crise nos setor foi concentrada em "serviços prestados às famílias" e "transporte, seus auxiliares e correios". Ambos cresceram 1% em junho, frente ao mês anterior, com ajuste.


O crescimento dos serviços prestados às famílias estaria mais ligado ao de alojamento e alimentação, sujeito à rápida desinflação, que tem se dado com certa ênfase nos preços de alimentos. No caso dos transportes, os serviços de armazenagem, auxiliares de transporte e correios, com maior aderência à safra, também tiveram aumento.