IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Skaf constrange Meirelles ao criticar aprovação da TLP pela Câmara

24/08/2017 21h59

O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, causou uma situação embaraçosa para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na abertura do evento de premiação Valor 1000, promovido pelo Valor. Um dos patrocinadores do evento, Skaf foi chamado ao palco. De cara, disse que ficaria feliz em parabenizar Meirelles pela recuperação da economia, mas que não poderia deixar de demonstrar seu desconforto pela aprovação, nesta quinta-feira, na Câmara dos Deputados, do projeto que substitui a TJLP pela TLP nos financiamentos do longo prazo.


"Subsídio? Não consigo entender que subsídio é esse em que um país, com inflação de 3%, cobra 15% a 20% num financiamento para compras de máquinas e equipamentos que estarão obsoletos em cinco anos", disse Skaf, ressaltando que não entende por que o governo insiste nessa aprovação agora, quando há tanto por fazer. "É uma medida que só vai entrar em vigor em 2018. Por que a pressa agora?", afirmou o presidente da Fiesp. "A indústria responde hoje por 12% do PIB e por um terço dos impostos arrecadados."


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi chamado ao palco logo em seguida, para uma entrevista ao vivo conduzida pelos jornalistas Cristiano Romero e Claudia Safatle, do Valor. "Entendo que o presidente de uma federação de indústrias esteja defendendo seus interesses. Recebemos diariamente vários representantes de associações e federações, e é natural que eles defendam seus interesses específicos", rebateu Meirelles. O ministro disse que a taxa básica de juro no Brasil é mesmo alta, por diversas razões, entre elas pelo fato de que há várias linhas de crédito direcionadas, sendo necessário um equilíbrio. "Não são todos que conseguem empréstimos no BNDES."