IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem leve alta à espera de Yellen

25/08/2017 10h43

O câmbio doméstico opera em leve alta, nesta sexta-feira (25), enquanto os investidores aguardam aos discursos dos presidentes do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE).


Em geral, a leitura é de que será mantido o sinal de gradualismo no aperto monetário americano. No entanto, a Julius Baer alerta que os mercados podem estar subestimando a intenção do Federal Reserve de elevar juros. Para o discurso de Janet Yellen, a presidente do Fed, nesta manhã, a expectativa é ver como a dirigente lidera com a iniciativa de desregulamentação financeira nos Estados Unidos. "Todo o resto mantido, ela deveria apertar sua política ainda mais para compensar o movimento de desregulamentação da administração", acrescenta.


Por volta das 10h34, o dólar comercial sobe a 0,06%, cotado a R$ 3,1489.O contrato futuro para setembro, por sua vez, tem alta de 0,05%, a R$ 3,1645.


Domesticamente, a proposta de criação da TLP foi aprovada na Câmara, mas faltam alguns passos antes de ser votada no Senado. Ainda estão pendentes três destaques que só serão apreciados na terça-feira (29). Com isso, a matéria já acumulará pelo menos uma semana de atraso em relação ao cronograma considerado ideal. O tempo é curto uma vez que a MP 777 - que trata da questão - vence em 7 de setembro.


A movimentação recente dos ativos nacionais indica que este tema já está amplamente incorporado aos preços dos ativos brasileiros. O alerta, entretanto, fica sobre alguma assimetria em termos de riscos para a semana que vem.


"Extrapolar o otimismo de curto prazo para o médio/longo prazo, neste momento, nos parece pouco prudente", alerta a Guide Investimentos.


Aguarda-se algum sinal da reforma da Previdência. Ao mesmo tempo, a atenção com a disputa eleitoral de 2018 se mostra cada vez mais presentes nas discussões com profissionais de mercado.