IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Real termina semana na vice-lanterna entre principais moedas

25/08/2017 18h06

O real fechou a semana sem conseguir captar o impulso aproveitado por outras moedas emergentes. Nesta sexta-feira, o dólar subiu 0,24%, a R$ 3,1541. Isso equivale a uma queda de 0,24% do câmbio doméstico. Enquanto isso, uma cesta de quatro moedas emergentes ganhava 1,10% no fim desta tarde, a caminho da maior alta em seis semanas.


Operadores citaram firme fluxo de compras de dólares, típico de postura mais conservadora antes do fim de semana.


Fato é que, na semana, o real caiu 0,26%, segundo pior desempenho global - melhor apenas que o dólar neozelandês (-0,93%). No mesmo período, as moedas emergentes sobem, em média, 1,06%.


Mesmo com o noticiário positivo no mercado doméstico, o real já opera próximo de patamares que dificultam aumento de posições a favor da moeda doméstica. O fator técnico entra na conta especialmente quando se considera que a questão fiscal segue como preocupação relevante do mercado - e sem perspectiva de resolução no curto prazo.


Operadores destacam ainda a expectativa de menos fluxos advindos da safra agrícola, diante da expectativa de que o pico dos ingressos possa ter passado.