IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice da confiança da construção avança em agosto

28/08/2017 08h30

A confiança no setor da construção subiu pelo terceiro mês consecutivo e, de acordo com a avaliação da Fundação Getulio Vargas, pode estar finalmente apontando para um início de retomada. Impulsionado pela melhora mais intensa nas expectativas, o Índice de Confiança da Construção (ICST) aumentou 1,5 ponto em agosto, alcançando 76,1 pontos, considerando-se dados dessazonalizados. No ano, o índice passa a acumular ganho de 4,1 pontos.


Apesar de sinalizar um início de retomada, a análise nos diferentes segmentos ainda indica falta de regularidade, segundo a coordenadora de projetos da construção da FGV, Ana Maria Castelo. "A cada mês, o aumento da confiança é motivado por um ou mais segmentos diferentes, indicando que, por enquanto, nenhuma área registra um movimento consistente de crescimento."


A alta do ICST foi influenciada, majoritariamente, pelas expectativas, que cresceram 2,3 pontos, atingindo 87,4 pontos. Entre os indicadores que integram o sub-índice, merecem destaque o que mensura o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes, que avançou 3 pontos, para 89,8 pontos.


O Índice da Situação Atual (ISA-CST) avançou 0,7 ponto, para 65,1 pontos. A percepção das empresas em relação à situação atual da carteira de contratos foi o sub-índice que puxou a alta, ao subir 0,8 ponto e alcançar 62,7 pontos. O ISA continua avançando muito lentamente e está apenas 1,3 ponto acima do nível de dezembro do ano passado.


Pelo segundo mês consecutivo, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor subiu 0,3 ponto percentual (p.p.), em agosto, alcançando 62,1%.


A edição de agosto da sondagem coletou informações de 714 empresas entre os dias 01 e 23 deste mês.