IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inadimplência das empresas cresce em julho

30/08/2017 15h33

O número de empresas negativadas em julho cresceu 3,31% quando comparado ao mesmo período de 2016. Em relação a junho, a alta foi de 0,08%. As informações foram divulgadas hoje pela SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (SPC/CNDL).


Apesar do avanço mensal, as instituições avaliam que há uma perda de força na inadimplência das empresas no país. Isso porque em julho de 2016, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o número de pessoas jurídicas inadimplentes havia subido 8,65%. A tendência de avanços menores se deve a uma maior restrição no crédito e menor propensão das companhias em investir.


"Para os próximos meses, espera-se que chegue ao fim o recuo da atividade econômica, seguido de uma lenta recuperação, e que os empresários permaneçam cautelosos devido ao cenário de grande incerteza política e econômica, o que deve manter o crescimento da inadimplência das empresas em patamares discretos frente à série histórica como um todo", afirma em nota Honório Pinheiro, presidente da CNDL.


No recorte regional, os dados mostram que o Sudeste aparece liderando o crescimento do número de empresas inadimplentes. Na comparação de julho com o mesmo mês do ano anterior, o número de pessoas jurídicas negativadas na região cresceu 3,79%. Já o Nordeste mostrou a segunda maior alta, de 3,11%. Em seguida aparecem o Norte (2,95%), Centro-Oeste (2,71%) e Sul (1,77%).