IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia tem sido um "guerreiro dos interesses do Estado", diz Pezão

31/08/2017 12h26

(Atualizada às 13h18) O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou nesta quinta-feira (31) que o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM), tem "sido um guerreiro na defesa dos interesses do Estado", como presidente da Câmara dos Deputados.


"Se estamos na expectativa de assinar o nosso acordo de recuperação fiscal devemos a você", disse Pezão, em solenidade que marca a retomada de investimentos do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, no Palácio Guanabara, no Rio. Estiveram presentes ao evento Maia e oministro das Cidades, Bruno Araújo.


Pezão frisou que Maia auxiliou muito o Rio de Janeiro e lembrou que foram mais de 19 sessões na Câmara para aprovar o pacote de aju da ao Estado.


"Difícil"


O presidente da República em exercício e presidente da Câmara dos Deputados afirmou que o projeto de recuperação fiscal do Rio de Janeiro era muito difícil, mas o seu início está próximo.


Ele disse, ainda, que é muito difícil ser deputado pelo Rio de Janeiro, porque o Rio representa o Brasil e tem uma imprensa nacional, ao contrário de outros Estados que possuem seus jornais locais, e portanto, possuem uma cobrança menor.


Maia elogiou o presidente Michel Temer (PMDB), disse que a preocupação dele com o Estado tem sido permanente. O parlamentar disse que, em conversa recente com Temer e outros ministros, afirmou que não haveria solução para o Brasil se não houvesse para o Rio - referência do Brasil no mundo e porta de entrada do turismo no país, segundo ele.


O presidente da Câmara afirmou que a situação não se resolve da noite para o dia, e depende de passos conjuntos com o presidente, deputados e o governador Pezão.


"Na recuperação fiscal, eu tenho cobrado de forma permanente do ministro [da Fazenda] Henrique Meirelles", disse, acrescentando que o parecer ficou pronto hoje e que Meirelles prometeu a publicação amanhã (1º) da autorização para negociação do termo.


Pendências


Rodrigo Maia disse que as pendências em relação ao plano de recuperação fiscal do Estado do Rio estão acabando e que tem "convicção e certeza" que será assinado pelo Palácio do Planalto entre segunda (4) e quarta-feira (6) da próxima semana.


"O meu papel, como presidente da Câmara e agora como presidente em exercício, é tirar o acordo da burocracia. E nós estamos tirando. Ontem o TCU [Tribunal de Contas da União] autorizou a indicação do nome, há meses que isso não andava. Hoje, a ministra da AGU prometeu que está trabalhando para que hoje ainda entregue o parecer, sobre dívida vencida, parece", afirmou.


Com este documento, acrescentou, Henrique Meirelles prometeu a negociação do acordo. "E este grupo de três, que inclui o auditor do TCU, tem até cinco dias úteis, que a gente espera que sejam cinco dias corridos, incluindo sábado, domingo, para que o Rio possa ter o acordo assinado". Segundo ele, seu papel é coordenar isso tudo, o que na sua avaliação tem sido feita forma satisfatória.


Maia disse ainda, em relação à segurança pública, que o Rio não pode esperar mais. "As pessoas que estão com a solução para o nosso caso devem entender que a gente não pode esperar".