IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa opera em leve queda na volta do feriado

08/09/2017 11h53

Na volta do feriado nacional de 7 de setembro, o Ibovespa oscila em leve queda, depois de subir 0,31% após a abertura das bolsas americanas, que começaram o pregão em baixa.


Às 11h40, o principal índice da B3 caía 0,32% aos 73.178 pontos. O dólar comercial operava em queda de 0,40% no horário, para R$ 3,0894.


De acordo com Marco Tulli Siqueira, gerente de mesa Bovespa da Coinvalores, é possível que ao longo do pregão o Ibovespa assuma um comportamento mais positivo e feche em alta superior aos 73.516 pontos, recorde histórico registrado em 20 de maio de 2008. "As notícias para a bolsa são muito positivas", diz.


Entre os fatores positivos está a confirmação de redução dos juros básicos da economia, na quarta-feira (6). O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros em um ponto percentual, para 8,25% ao ano, de acordo com a expectativa dos investidores. As apostas mais otimistas são de que os juros básicos da economia podem começar o ano que vem em 6,5% ao ano. Uma taxa de juros baixa favorece o investimento em renda variável.


No cenário político, o depoimento do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conhecia o esquema de propinas da Odebrecht agradou os investidores. Essa notícia pode afastar o ex-presidente da disputa eleitoral no ano que vem. Os investidores preferem que o próximo presidente seja alguém favorável ao mercado financeiro.


Entre as ações mais negociadas no Ibovespa, os destaques de alta estão com os papéis ON da Natura, que sobem 2,59%. A empresa informou ontem à noite que concluiu a compra da Body Shop, adquirindo 100% da participação da L'Oréal, antiga controladora da marca. A Natura fará uma teleconferência na segunda-feira para comentar a conclusão da operação.


As ações ON da JBS têm a segunda maior alta do Ibovespa, de 2,26%. Após a reviravolta no acordo de delação de executivos da J&F, holding que controla a JBS, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já começam a questionar a validade das provas apresentadas pelos executivos do grupo.




As ações das empresas de siderurgia operam em baixa. A ação PN da Gerdau recua 5,27%, a PN da Gerdau Metalúrgica recua 3,85%.


No setor de commodities, as ações da Vale operam em baixa. Os papéis ON da Vale recuam 2,40%, seguindo a desvalorização do preço do minério de ferro no mercado internacional. A tonelada do produto recuou 1,7% em Qingdao, na China, para US$ 74,36.