Justiça determina suspensão das obras da hidrelétrica de Belo Monte
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, determinou nesta quarta-feira a suspensão da licença de instalação e, consequentemente, das obras da hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará, informou o Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira. A usina, que já iniciou a operação, tem conclusão prevista para 2019.
De acordo com o MPF, a Justiça determinou que a licença permaneça suspensa até que seja promovida pela Norte Energia, empresa dona da usina, a readequação dos projetos destinados ao reassentamento urbano coletivo de pessoas remanejadas de suas casas pela construção da hidrelétrica. A decisão atende pedido feito pelo MPF em ação iniciada em 2015.
A decisão de hoje foi tomada pela 5ª turma ampliada do tribunal, formada por cinco desembargadores em vez dos três da turma recursal normal. A turma ampliada é uma instância adicional de decisão criada pelo novo Código de Processo Civil e que prevê a confirmação de uma decisão toda vez que ela não for unânime. Nessa circunstância, porém, a turma considerou que não deveria julgar o caso e apenas confirmou a decisão anterior.
A suspensão da licença de instalação já havia sido ordenada pela 5ª turma, em 31 de maio, na ocasião por dois votos a um. Nesta quarta-feira, a ordem foi confirmada e entra em vigor. Mas ainda cabem recursos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.