Bolsas

Câmbio

Cresce o prejuízo da TAP no 1º semestre

A TAP, holding aérea portuguesa controlada pelo grupo Atlantic Gateway ? do empresário David Neeleman, também dono da empresa brasileira Azul ?, contabilizou prejuízo líquido de 52,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, com aumento de 3,2% frente ao apurado em igual período de 2016.


Na mesma base de comparação, a receita avançou 11,36%, para 1,254 bilhão de euros, alimentada pelo incremento do tráfego de passageiros, que teve variação positiva de 26,3% e somou 6,4 milhões de embarques realizados de janeiro a junho.


Os números constam do relatório da Parpública, estatal de participações do governo português, que detém 50% do capital da TAP, mas apenas 5% dos direitos econômicos devido à estrutura de capital da aérea.


A Azul detém bônus conversíveis em ações que representam 6% do capital da TAP, com direito a 41% dos direitos econômicos.


Em julho, o executivo Antonoaldo Neves, desligou-se da Azul, da qual era presidente, para assumir uma cadeira no conselho da TAP, em um processo de sucessão do atual presidente da aérea portuguesa, Fernando Pinto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos