Portabilidade de crédito é principal tema de queixas junto ao BC
De janeiro a agosto deste ano, o Banco Central recebeu 347.148 demandas feitas pela população. As reclamações representaram 60% desse total e, nessa categoria, 60% foram classificadas como reguladas, ou seja, de fato dizem respeito a assuntos regulamentados pelo BC.
Nesse grupo, a portabilidade de crédito, quando o cliente decide transferir para outra instituição um empréstimo já contratado, foi o tema mais reclamado, com 38.386 ocorrências, ou 28% do total de reclamações reguladas.
As reclamações contra instituições financeiras (IFs) que o cidadão envia ao Banco Central ajudam a autarquia a identificar indícios de irregularidades. Além das reclamações, a instituição leva em conta ainda os bancos de dados das ouvidorias dos bancos, dos Procons, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e aqueles obtidos diretamente da base de dados das instituições para promover ações de melhoria da conduta das IFs.
Os outros 40% das demandas registradas este ano pelo BC foram pedidos de informação. Os temas mais comuns foram os referentes a informações sobre os diversos cadastros disponibilizados pelo Banco Central, em especial o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito (SCR). Solicitações referentes a esses cadastros totalizaram 68.605 atendimentos, 37% dos pedidos.
Com relação aos canais de atendimento, a internet responde por 58% das demandas. "Em julho, implementamos algumas melhorias para facilitar o acesso dos usuários, a exemplo do site responsivo, que permite o acompanhamento da demanda pelo celular de forma mais rápida, fácil, em qualquer lugar ou hora", diz Carlos Eduardo Gomes, chefe-adjunto do Departamento de Atendimento ao Cidadão, no comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.