Delta admite atraso para ter jatos da Bombardier por atrito EUA-Canadá
O presidente da Delta Air Lines, Ed Bastian, disse nesta quarta-feira (11) que a companhia ? a segunda maior dos Estados Unidos ? não espera ter que pagar a mais pelos 75 aviões que encomendou da fabricante canadense Bombardier por causa de tarifas punitivas que o governo americano decidiu aplicar sobre o produto por ter identificado práticas anticoncorrenciais.
Mas durante a teleconferência de resultados, o executivo admitiu que as entregas ? programadas para começarem no segundo trimestre do ano que vem ? podem sofrer algum atraso enquanto a fabricante, o Canadá e os Estados Unidos resolvem o impasse.
Bastian ressaltou que a Delta Air Lines não trabalha com a hipótese de assumir custos extras. E lembrou que há casos em que acordos podem ser desfeitos.
A Bombardier venceu no ano passado uma disputa para venda de aviões à Delta, em um negócio estimado em US$ 5,6 bilhões. Empresas concorrentes, como a americana Boeing e a brasileira Embraer, alegaram que a fabricante canadense só levou a melhor porque ofereceu preços por avião abaixo dos valores de custo, praticando dumping.
Segundo as rivais, a Bombardier só conseguiu fazer isso porque tem recebido subsídios irregulares perante as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) do governo canadense, em uma ajuda que superou US$ 4 bilhões desde 2016.
A Boeing pressionou o governo americano e, no fim de setembro, o departamento do Comércio dos Estados Unidos decidiu impor tarifas, de forma preliminar, que somam 300%, pelo menos que até o mérito do caso seja avaliado, o que é previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2018.
O presidente da Delta Air Lines defendeu que a acusação da Boeing seja descartada, argumentando que a fabricante americana não pode ter sido prejudicada na concorrência vencida pela Bombardier, uma vez que sequer ofereceu um jato para a demanda.
Já a Embraer, que estava na disputa do negócio da Delta contra Bombardier, conseguiu convencer o governo brasileiro de que o caso merece ser investigado pela OMC.
E no último dia 29 de setembro, o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC aprovou o estabelecimento de um painel a pedido do Brasil contra o Canadá para investigar 25 programas apontados pelo governo brasileiro como beneficiadores da concorrente da Embraer.
Balanço
Sócia minoritária da brasileira Gol, aDelta Air Lines registrou no terceiro trimestre deste ano um lucro líquido de US$ 1,18 bilhão, 6,4% menor que o apurado em igual período de 2016.
O lucro por ação foi de US$ 1,64, ante US$ 1,70 um ano antes. Mas desconsiderando os eventos não recorrentes, o lucro por ação foi de US$ 1,57, ante uma estimativa média apurada junto aos analistas de Wall Street de US$ 1,53, segundo a consultoria FactSet.
A Delta Air Lines disse no comunicado que as despesas totais no terceiro trimestre cresceram 8%, para US$ 9,22 bilhões. A empresa sofreu um impacto no lucro operacional da ordem de US$ 120 milhões provocado por despesas extras com atrasos e cancelamentos de voos após as passagens de furacões no Caribe e América do Norte.
Assim, o lucro operacional da Delta Air Lines entre julho e setembro deste ano atingiu US$ 1,84 bilhão, variação de negativa de 7% ante o ganho registrado um ano antes.
Já a receita, na mesma base de comparação, aumentou 5,5% e atingiu US$ 11,06 bilhões, impulsionada pelo Yield melhor ? quanto a empresa recebe em média de um passageiro por milha voada ?, que aumentou 0,2%. A receita total de passageiro cresceu 4% para US$ 9,4 bilhões, enquanto outras fontes de faturamento e cargas passaram de US$ 1,4 bilhão para US$ 1,7 bilhão.
A Delta Air Lines, dona de 9,5% da Gol, teve receita de US$ 620 milhões nas rotas de e para a América Latina, crescimento de 8,6% na comparação anual.
Nos voos para destinos latino-americanos, a Delta Air Lines apurou crescimento de 4,4% no Yield. Foi a maior variação dentre todas as rotas atendidas pela companhia nos mercados domésticos e internacionais.
A Delta Air Lines disse que neste quarto trimestre a margem de lucro operacional ficará entre 11% e 13%, com a receita por passageiro aumentando de 2% a 4% sempre comparando os números com o desempenho do quarto trimestre de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.