IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa volta do feriado com volume e renova patamar recorde

13/10/2017 17h49

A bolsa de valores voltou hoje do feriado com um volume mais forte do que o esperado e a presença da importante força compradora que sustentou o Ibovespa ao longo do dia levou o Ibovespa a renovar o recorde histórico.


O índice encerrou hoje com alta de 0,43%, aos 76.990 pontos. Na semana, a alta acumulada é de 1,23%. A máxima anterior de fechamento havia sido batida na terça-feira (10), quando encerrou aos 76.897 pontos. Na máxima intradia, o recorde ainda é do dia 5 de outubro, quando pela primeira vez na história o Ibovespa tocou os 78 mil pontos (78.024 pontos).


Operadores foram unânimes em observar que o grande responsável pelo interesse dos investidores nos negócios hoje foram as ações ligadas a commodities, depois que os dados de importação chinesa de setembro mostraram um resultado melhor do que o esperado e impulsionaram ganhos para o minério de ferro. Nesse sentido, lideraram as altas do índice a Vale ON, que também foi o maior giro do Ibovespa, seguida por Usiminas PNA, CSN e Bradespar.


"O principal movimento do dia foi o setor de siderurgia e mineração, com a importação chinesa colocando estímulo para as empresas. Por ser ponte de feriado, vale destacar que a bolsa sobe com volume bom; a expectativa era de um giro menor", afirma Pablo Spyer, diretor de operações da corretora Mirae Asset.


Os ganhos não foram maiores porque o setor varejista teve hoje um desempenho mais negativo, depois que parte do mercado preferiu se desfazer de posições com a notícia sobre a entrada da gigante Amazon no segmento de vendas de eletrônicos.


"Estamos falando da empresa mais competitiva no setor e que tem força para acirrar a disputa com as demais", diz Spyer. "Mas não sei se é motivo para desespero. Os papéis das varejistas já vêm subindo muito. Não acho que as quedas sejam exageradas, especialmente com a performance esplêndida no ano." No acumulado de 2017, a Lojas Americanas ainda tem alta de 14,46%, enquanto o Pão de Açúcar avança 41,83% ? hoje, os dois papéis ficaram entre as maiores baixas.


A partir de segunda-feira (16), com o início do horário de verão, a bolsa brasileira passa a fechar às 18h. No dia, também é esperado o resultado do vencimento de opções sobre ações, que pode ter feito com quem parte do volume do dia fosse antecipado hoje.


"Vemos Vale retomando o patamar dos R$ 32,00 e Petrobras saindo dos R$ 15. Os comprados estão acionando mais operações para puxar para cima os preços, enquanto os vendidos em bolsa estão sem força", afirma Ari Santos, gerente da mesa de operações da H. Commcor.