IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumidor pode pagar mais caro pela energia em novembro, diz Aneel

20/10/2017 14h52

Se a situação hídrica continuar com chuvas abaixo da média histórica, enquanto os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão consideravelmente baixos,deve ser acionado em novembroo patamar 2 da bandeira vermelha - indicativo de condições mais custosas de geração de energia. Nesse caso, o custo é de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).


A informação foi transmitida nesta sexta-feira (20) por Romeu Rufino, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)."O regime hidrológico está muito desfavorável, houve atraso na entrada do período úmido", disse.


Segundo Rufino, a Aneel deve colocar na reunião de terça-feira (24) a proposta de aperfeiçoamento do mecanismo das bandeiras tarifárias em audiência pública, para que possa entrar em vigor no próximo ano.


Além da definição dos novos patamares de preço, a audiência pública também vai discutir possibilidades de reduzir a volatilidade do mecanismo que, segundo Rufino, não é positiva para os consumidores.


Segundo ele, é importante incluir no mecanismo o nível de armazenamento das hidrelétricas. "Isso pode evitar oscilações grandes", disse ele, lembrando das bandeiras verde e amarela que foram acionadas no meio do ano por chuvas pontuais, apesar dos reservatórios estarem com níveis muito baixos.