IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar bate máxima em 3 semanas com expectativa de estímulos nos EUA

20/10/2017 19h03

O dólar subiu ao maior patamar em três semanas ante o real nesta sexta-feira, puxado pela força global da moeda num dia em que investidores colocaram mais fichas em estímulos fiscais nos Estados Unidos.


O mercado leu a aprovação, pelo Senado dos EUA, de esboço do Orçamento do ano que vem como um sinal de progresso nesse sentido. A versão preliminar do texto aprovado pela Casa, dominada pelos republicanos, prevê déficit federal US$ 1,5 trilhão maior ao longo da próxima década justamente para financiar os cortes tributários propostos pelo governo de Trump.


A notícia deu fôlego a apostas de que a economia americana poderá acelerar a expansão, o que em algum momento levará a mais inflação e, portanto, a alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, BC americano). Com juros mais altos, aumenta-se a atratividade do dólar em relação a outras divisas, o que explica a força da moeda nesta sexta-feira.


O dólar fechou em alta de 0,42%, a R$ 3,1887.


O movimento foi menos intenso aqui em relação a outros emergentes amparado pela perspectiva de mais entradas de capital, em meio à melhora de expectativas econômicas e à série de leilões de concessões de serviços públicos, que têm atraído demanda de estrangeiros.


Na próxima semana, serão realizados leilões de partilha de áreas do pré-sal. A ANP acredita que todas as oito áreas a serem ofertadas serão contratadas.


No acumulado da semana, o dólar subiu 1,25%. É a maior valorização para o período desde a semana finda em 11 de agosto (1,57%).