IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parecer pela rejeição da denúncia contra Temer é lido na Câmara

24/10/2017 15h46

(Atualizada às 15h30) A segunda secretária da Câmara dos Deputados, Mariana Carvalho (PSDB-RO), leu nesta quarta-feira, em plenário, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela rejeição da autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.


Com a leitura, que demorou pouco mais de uma hora, será agora publicado o parecer no Diário Oficial da Câmara e o processo entrará na pauta de plenário para votação. A sessão para decidir sobre a denúncia está marcada para quarta-feira, às 9h.


Votação


Com o objetivo de atrasar a votação, a oposição decidiu que apenas os líderes dos seus partidos marcarão presença no início da sessão desta quarta-feira para que possam participar do debate sobre o pedido de investigação por obstrução de justiça e organização criminosa.


A estratégia deve protelar para a noite a votação da denúncia contra os pemedebistas, já que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) determinou que a votação começará apenas quando 342 parlamentares tiverem registrado presença no painel.


Com isso, os opositores do Palácio do Planalto acreditam que a sessão se prolongará até a noite desta quarta-feira - quando todos os parlamentares contrários a Temer marcarão presença - , quando os eleitores poderão acompanhar a apreciação do pedido de investigação contra Temer, Padilha e Moreira pelo plenário da Câmara.


Na análise da primeira denúncia, os opositores ensaiaram adotar a mesma estratégia, mas acabaram marcando presença para participar dos debates sobre o pedido de investigação.