IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil passa a integrar a Agência Internacional de Energia

31/10/2017 14h33

O Brasil se associou à Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Fundada em 1974 e com sede em Paris, a agência é ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é a maior referência de dados globais sobre energia.


"Brasil e a AIE planejam trabalhar conjunta e cooperativamente em uma ampla gama de atividades relacionadas à energia", diz o comunicado oficial assinado em Brasília.


O Brasil terá maior oferta de treinamentos e cursos na área de energia e poderá receber visitas de especialistas para fazer diagnósticos de setores específicos, diz a nota divulgada à imprensa.


A AIE tem como foco garantir suprimento confiável de energia, a preços acessíveis e de modo sustentável, enfocando em áreas de segurança energética, desenvolvimento econômico, consciência ambiental e engajamento de número crescente de países, segue o comunicado.


A agência tem 29 membros e outros 2 países (Chile e México) em processo de adesão.


O Brasil ainda não faz parte da agência mundial especializada em energias renováveis, a Irena, com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU).