Meirelles crê que privatização da Eletrobras deve elevar concorrência
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje que a privatização da Eletrobras deve levar a uma maior concorrência no setor elétrico e, consequentemente, a uma maior eficiência.
Ele comparou a entrada na iniciativa privada na empresa ao setor de telefonia. "Acompanhamos há mais de 20 anos privatização da Telebras e sabemos o resultado disso para o país. As linhas de telefone valiam dinheiro porque estatais não tinham capacidade de vender novas linhas", disse a jornalistas após participar de evento em São Paulo.
Hoje, reiterou Meirelles, por causa da situação fiscal, o governo não tem como investir na Eletrobras. "A entrada de capital privado vai permitir uma série de coisas importantes, viabilizará investimentos. Também haverá maior transparência na gestão", disse.
Questionado sobre o motivo do processo de privatização ser encaminhado via projeto de lei e não medida provisória, Meirelles afirmou que o entendimento do governo é o de que se deve restaurar o processo legislativo normal. "Medida provisória deve ser excepcional", disse.
Ainda segundo o ministro, uma parte dos recursos obtidos com a privatização deve compor um fundo para amortecer a flutuação de preços da energia elétrica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.