Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Embraer inicia etapa de testes de novo cargueiro militar nos EUA

21/11/2017 10h45

O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 iniciará uma série de testes em voo nos Estados Unidos como parte de ensaios para certificação. A aeronave deixou o Brasil no último sábado e chegou nesta terça-feira às instalações da Embraer em Jacksonville, no Estado americano da Flórida.


Durante as próximas duas a três semanas, a aeronave realizará testes nos sistemas de aviônicos, de medição de ruído externo e operações com vento cruzado.


O KC-390 é uma aeronave desenvolvida para executar diversas missões, como transporte de carga, lançamento de tropas ou de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios, além de apoio a missões humanitárias.


A aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 870 km por hora, além de operar em ambientes hostis, inclusive a partir de pistas não preparadas ou danificadas.


Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os dois protótipos do KC-390 demonstraram altas taxas de disponibilidade, acumulando mais de 1.450 horas de voo.


Evento além do limite


No último dia 12 de outubro, o protótipo 001 experimentou um "evento além do limite" planejado em uma das várias configurações experimentadas durante teste de certificação para avaliar as qualidades de voo em baixa velocidade com simulação de formação de gelo.


Segundo informou a Embraer, a tripulação executou os procedimentos de recuperação recomendados e conseguiu retornar ao ângulo de ataque normal de voo, porém, as características e a duração das manobras resultaram em uma perda de altitude substancial excedendo limites operacionais tanto de velocidade como de fator de carga.


O teste foi interrompido e a aeronave pousou normalmente no local de teste da Embraer Gavião Peixoto. Todos os sistemas da aeronave se comportaram conforme o esperado durante o voo.


Após inspeções detalhadas, nenhum dano à estrutura principal da aeronave foi encontrado. Algumas carenagens externas e janelas de inspeção foram danificadas e precisarão ser reparadas antes que a aeronave retorne aos voos.


"O cronograma de certificação do Embraer KC-390 não foi afetado e a entrada em serviço está confirmada para 2018 com a entrega da primeira aeronave de produção para a Força Aérea Brasileira", disse a Embraer.