Temer deve passar por cateterismo neste fim de semana em SP
O presidente Michel Temer (PMDB) viaja de Brasília para São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (24), informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
O Valor apurou que o presidente é esperado no hospital Sírio-Libanês por volta das 14h.
Aos 77 anos, o presidente será internado hoje para passar por exames médicos, de rotina e de acompanhamento de um procedimento urológico que passou em outubro, sob a supervisão do médico Roberto Kalil. Se apresentar condições de saúde, a previsão é que seja submetido a um cateterismo neste sábado (25), permanecendo no hospital até a segunda-feira (27).
O procedimento consiste na introdução de um catéter pela perna ou braço do paciente para identificar e, se necessário, desobstruir, artérias do coração. O presidente descobriu ter obstrução parcial em uma artéria coronariana no início de outubro. O Planalto demorou a confirmar a condição de saúde de Temer, até que ele próprio reconheceu em entrevista estar tomando uma remédio para afinar o sangue e evitar complicações da obstrução.
De acordo com fonte que acompanha o tratamento do presidente, desde essa época havia previsão de cateterismo. Em 25 de outubro, no entanto, no dia em que a Câmara dos Deputados votava a suspensão da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente, Temer passou mal e foi levado ao Hospital do Exército em Brasília.
Foi diagnosticada uma obstrução na uretra, causada pelo aumento da próstata, que impedia o presidente de urinar e causava dor. Dois dias depois, Temer foi internado no Sírio-Libanês, onde foi submetido a um "procedimento de desobstrução uretal através de ressecção da próstata" e depois foi encaminhado para a unidade de terapia semi-intensiva.
Depois de receber alta, ele voltou a despachar no Planalto no dia 3 de novembro.
Agenda
Nesta sexta-feira, Temer recebeu em audiência o secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.