ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Temer deve passar por cateterismo neste fim de semana em SP

24/11/2017 13h21

O presidente Michel Temer (PMDB) viaja de Brasília para São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (24), informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.


O Valor apurou que o presidente é esperado no hospital Sírio-Libanês por volta das 14h.


Aos 77 anos, o presidente será internado hoje para passar por exames médicos, de rotina e de acompanhamento de um procedimento urológico que passou em outubro, sob a supervisão do médico Roberto Kalil. Se apresentar condições de saúde, a previsão é que seja submetido a um cateterismo neste sábado (25), permanecendo no hospital até a segunda-feira (27).


O procedimento consiste na introdução de um catéter pela perna ou braço do paciente para identificar e, se necessário, desobstruir, artérias do coração. O presidente descobriu ter obstrução parcial em uma artéria coronariana no início de outubro. O Planalto demorou a confirmar a condição de saúde de Temer, até que ele próprio reconheceu em entrevista estar tomando uma remédio para afinar o sangue e evitar complicações da obstrução.


De acordo com fonte que acompanha o tratamento do presidente, desde essa época havia previsão de cateterismo. Em 25 de outubro, no entanto, no dia em que a Câmara dos Deputados votava a suspensão da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente, Temer passou mal e foi levado ao Hospital do Exército em Brasília.


Foi diagnosticada uma obstrução na uretra, causada pelo aumento da próstata, que impedia o presidente de urinar e causava dor. Dois dias depois, Temer foi internado no Sírio-Libanês, onde foi submetido a um "procedimento de desobstrução uretal através de ressecção da próstata" e depois foi encaminhado para a unidade de terapia semi-intensiva.


Depois de receber alta, ele voltou a despachar no Planalto no dia 3 de novembro.


Agenda


Nesta sexta-feira, Temer recebeu em audiência o secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia