IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade declara complexa fusão de Luxxotica e Essilor

08/12/2017 09h03

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou complexa a fusão entre a Essilor International e a Luxxotica, anunciada emjaneiro deste ano. Na prática, a declaração abre espaço para que a autoridade antitruste peça mais tempo para realizar a análise. Além disso, o órgão solicitou mais informações às empresas envolvidas na operação.


Uma declaração de complexidade aumenta a probabilidade da operação ser aprovada com, no mínimo, restrições comportamentais, aquelas que não envolvem a venda de ativos. Dos 40 casos que já foram declarados complexos pelo Cade, apenas seis foram aprovados sem restrições.


A declaração de complexidade se baseou em análise da autoridade antitruste que identificou três sobreposições horizontais e cinco integrações verticais entre as operações das duas empresas no Brasil.


A Superintendência Geral (SG) do Cade "identificou preocupações relevantes" em três pontos analisados: "integração vertical entre a prestação de serviços de laboratórios óticos e a revenda varejista de produtos e serviços óticos; integração vertical entre a fabricação e o fornecimento atacadista de armações para óculos e a revenda varejista de produtos e serviços óticos; aumento do poder de portfólio perante revendedores varejistas de produtos e serviços óticos".