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Vendas de Natal sobem em 2017 após três anos de queda, diz SPC Brasil

As vendas para o Natal deste ano cresceram 4,72% na comparação com a data do ano passado, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a instituição, este é o primeiro crescimento no indicador após três anos consecutivos de queda.


O levantamento é feito com base nas consultas para vendas a prazo, realizadas na semana anterior ao Natal (18 a 24 de dezembro, em 2017).


De acordo com o SPC Brasil e a CNDL, o Natal também foi a data comemorativa de 2017 com o aumento mais expressivo nas vendas. O Dia das Crianças teve o segundo avanço mais significativo (3%), seguido pela Páscoa 0,93%. Entre as datas mais aguardadas pelo comércio, as vendas registraram queda no Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%) e Dia dos Pais (-2,18%).


Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado do Natal é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. "Com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017", afirma, em nota.


Nos últimos anos, as retrações das vendas a prazo no Natal foram de 1,46% (2016), 15,84% (2015) e 0,7% (2014).

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