IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Doria ignora Alckmin e reforça candidato próprio do PSDB em SP

30/01/2018 15h14

Apesar do apelo do governador Geraldo Alckmin (PSDB) por um diálogo entre os partidos de sua base aliada em torno de uma candidatura única na sucessão estadual, o prefeito paulistano, João Doria (PSDB), reiterou nesta terça-feira (30) que não existe a possibilidade de o PSDB abrir mão da cabeça de chapa.


"Mantenho essa posição. Não há a menor hipótese de o PSDB não ter candidato próprio em São Paulo, com todo o respeito e admiração que tenho pelo governador Geraldo Alckmin", disse ao Valor Doria, que é cotado para disputar o Palácio dos Bandeirantes.


Pré-candidato à Presidência, Alckmin corteja o PSB por uma aliança nacional. Ontem (29), o governador pediu que seus aliados buscassem um candidato único no Estado para evitar um racha em sua base de apoio durante a eleição.


Os tucanos, no entanto, resistem à ideia de não ter candidatura própria para apoiar o vice-governador Márcio França, outro pré-candidato ao governo estadual que é presidente do PSB paulista e peça fundamental para um acordo na esfera nacional entre as duas siglas.


Segundo Doria, não faz sentido os tucanos não apostarem em um candidato da sigla. "O partido foi fundado aqui. Fez [neste ano] 24 anos de bons governos no Estado. Haverá candidatura própria do PSDB aqui e tenho certeza de que o governador compreenderá e apoiará essa candidatura, seja ela qual for, quando for e com quem for" afirmou o prefeito.


Doria disse ainda que exigir que o partido tenha apenas um palanque, "talvez, não seja uma política correta". "Exigir que o PSDB tenha candidato próprio ao governo de São Paulo não só é uma política correta, como é um anseio de vereadores, deputados, da militância e, creio, da opinião pública", acrescentou o prefeito, que recentemente recebeu o apelo da bancada estadual para que concorra na sucessão de Alckmin.


As declarações de Doria foram feitas após ele participar da cerimônia de entrega do novo sistema da Bike Sampa, que terá 25 estações. Patrocinada pelo Itaú, a iniciativa vai disponibilizar 2,6 mil bicicletas em 260 estações na região central e em terminais na periferia.