IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas de aços planos sobem 20,6% em fevereiro, informa instituto

20/03/2018 11h49

Com um resultado melhor que o esperado, os distribuidores de aços planos continuaram a se recuperar no mês passado, mostram dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Segundo a entidade, as vendas subiram 20,6% em fevereiro, na comparação com igual período anterior, para 259,8 mil toneladas.

Por outro lado, as compras demonstraram avanço de 16% sobre essa mesma base de comparação, para 257,8 mil toneladas.

Em relação ao desempenho observado em janeiro, porém, houve queda de 8,5% nas vendas e aumento menos intenso, de 2,4%, nas compras de aço. Essa variação ficou melhor do que o próprio Inda esperava, de acordo com a divulgação de janeiro, quando revelou projeções de recuo de 15% nos dois casos.

Os números do Inda mostram também que as importações totalizaram 60,9 mil toneladas durante fevereiro, ou 2,4% acima da marca de um ano antes. Na comparação com janeiro, houve forte queda de 48,5%.

Esses números reduziram o volume de estoques da rede associada à entidade em 0,2%, sobre o patamar do mês imediatamente anterior, chegando a 866,5 mil toneladas. O giro dessa quantidade representa 3,3 meses de atividade, segundo o instituto.

Para março, a previsão do Inda é de alta de 9% tanto nas vendas quanto nas compras de aços planos, em relação ao nível apresentado em fevereiro.