IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa cai 2,26% com blue chips e vai aos 80 mil pontos

23/05/2018 17h51

O movimento negativo mais forte das principais ações da bolsa, as blue chips, colocou o Ibovespa já no nível dos 80 mil pontos nesta quarta-feira (23). Em um momento em que as estatais já precificam o crescimento dos riscos políticos domésticos, o índice fechou em baixa de 2,26%, aos 80.867 pontos ? mínima do dia e menor patamar desde 16 de janeiro deste ano, quando estava em 79.832 pontos.

O Ibovespa até ameaçou uma melhora depois da divulgação da ata do Fed(BC americano), mas logo deixou o exterior de lado. O desempenho ruim foi puxado pelas quedas mais expressivas dos bancos, que reverteram a alta de terça (22), e das estatais, que começam a refletir com mais intensidade a piora no sentimento do investidor com o ambiente político.

Eletrobras

A Eletrobras foi o grande destaque do dia. A ON da empresa caiu 11,47%, enquanto a PNB cedeu 9,42%. E o principal motivo é a falta de perspectivas de que a privatização da empresa vá de fato ocorrer. Mais que isso, notam gestores, mesmo a venda das distribuidoras da empresa fica agora mais difícil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Medida Provisória (MP) 814 não será mais votada. A MP liberava e viabilizava a contratação de estudos para a privatização da Eletrobras, além de tentar solucionar o problema de seis distribuidoras deficitárias da estatal.

Diversos gestores estavam posicionados nos papéis da estatal de olho na privatização e nas chances de venda das controladas da Eletrobras. Agora, portanto, é preciso embutir maior prêmio pelo risco no papel ? e os preços podem retroceder até os patamares anteriores ao anúncio da privatização, em agosto do ano passado.

O giro da Eletrobras também chamou a atenção. A ON, que em um contexto de privatização chamava mais a atenção dos investidores, movimentou R$ 133,6 milhões hoje. A PNB teve volume de R$ 76,7 milhões. A última vez que registravam giro dessa magnitude foi no começo de abril, quando o então ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o secretário Paulo Pedrosa deixaram a pasta. Moreira Franco, um nome político e que representava preocupação para a privatização, assumiu o ministério na sequência.

Petrobras

Mas não foi apenas a Eletrobras que cedeu de olho nas questões políticas. A Petrobras teve, hoje, um dia negativo, ainda por causa do debate sobre alta dos preços dos combustíveis no Brasil: a ON caiu 4,47%, enquanto a PN cedeu 5,83%.

Embora autoridades e representantes da Petrobras tenham afirmado que não haverá mudança na política de preços da empresa, ainda não há certeza sobre o que de fato será feito pelo governo para controlar o aumento principalmente do preço do diesel. Em ano eleitoral, isso representa, para as estatais, riscos que os investidores não estão dispostos a tolerar.

"Não está decidido o que vai ser feito. E, mesmo que seja via redução de imposto, significa que o governo está abrindo mão da arrecadação. Não é nem de longe algo bom", diz Fábio Carvalho, chefe da área de equities da CM Capital Markets. "A expectativa de curto prazo ainda é negativa para a bolsa e devemos ver mais instabilidade nos próximos dias."

Do lado positivo, a Marfrig avançou hoje 7,59%, com investidores buscando o papel depois das negociações da empresa para vender a subsidiária americana Keystone.