Abicalçados: Desabastecimento paralisa quase 50% da indústria
Levantamento feito entre as principais empresas produtoras de calçados indicou que 49% da força de trabalho da indústria do setor está ociosa devido ao desabastecimento. Além disso, informa que em torno de 32% dos embarques de calçados prontos, equivalentes a um mês de atividades, estão em depósitos nas fábricas, à espera de condições de tráfego para encaminhamento aos compradores.
"Caso o abastecimento de insumos não se normalize, 84% das empresas serão obrigadas a suspender as atividades de manufatura no dia 1º de junho", afirmou, em nota, Heitor Klein, presidente-executivo da Abicalçados, que representa as indústrias do setor.
Ele acrescentou que, se a situação não se regularizar até o início da próxima semana, "praticamente todas as fábricas serão atingidas".
O Brasil possui 2,5 mil indústrias de calçados e mais 5 mil empresas que prestam serviços. A força de trabalho é de aproximadamente 300 mil pessoas.
"Em caso da não reversão rápida da situação, o impacto atingirá mais de 230 mil trabalhadores no curtíssimo prazo", afirmou Klein.
Ele disse que os prejuízos são incalculáveis e atingem toda a sociedade. Criticou também aqueles que têm se aproveitado da situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.