Bolsas

Câmbio

Setor de serviços tem primeiro avanço de 2018

O setor de serviços registrou crescimento de 1% em abril, perante o mês anterior, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Trata-se da primeira alta dos serviços prestados no país neste ano e o melhor resultado desde dezembro de 2017 (+1,2%).

O dado reforça a percepção que a atividade econômica acelerava no início do segundo trimestre, antes da greve dos caminhoneiros.O avanço representa uma mudança de rumo em relação a março, quando houve queda de 0,2%.

Quando comparado a abril de 2017, os serviços cresceram 2,2%. Nos quatro primeiros meses deste calendário, o setor ainda tem recuo, de 0,6%. Nos 12 meses até abril, os serviços prestados diminuíram 1,4%. Essas taxas já foram, contudo, mais negativas no passado.

O IBGE informou ainda que a receita nominal do setor aumentou 0,9% na passagem de março para abril. Frente a igual mês de 2017, houve alta de 4,6%. A receita nominal avançou 1,9% no ano e 2,9% em 12 meses.

Desde a semana passada, os indicadores de atividade do IBGE vêm surpreendendo positivamente. A produção industrial cresceu 0,8% frente a março, o dobro do previsto pelo mercado. O varejo restrito avançou 1%, acima das expectativas.

[module:valor_wysiwyg|src:sites/default/files/infograficos/Brasil/servicos/servico_14062018_670.html|width:100%|height:670]

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos