IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anglo American recebe sinal verde para prospectar cobre no Brasil

18/06/2018 18h32

A multinacional anglo-sul-africana Anglo American está de olho em depósitos minerários de cobre no Brasil e já conquistou várias autorizações para realizar a prospecção no Mato Grosso e no Pará. Atualmente, a companhia só explora minério de ferro e níquel no país.

Uma potencial reserva específica do metal não ferroso na região de Alta Floresta, norte de Mato Grosso, é vista com otimismo pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) devido ao seu elevado potencial, conforme notíciou hoje a Reuters.

Esta seria uma oportunidade para a Anglo American, que no país atualmente opera o Minas-Rio ? unidade de minério de ferro em Minas Gerais?e as minas de níquel de Barro Alto e Niquelândia, ambas no Estado de Goiás.

As operações do Minas Rio encontram-se paralisadas desde março e assim fevem ficar ao menos até o quarto trimestre devido a problemas de rompimento, por duas vezes, de tubos no mineroduto que leva o minério de Conceição do Mato Dentro até o Porto Açú (RJ). Devido aos dois impactos ambientais, a empresa foi multadas pelos órgãos estaduais e federais de meio ambiente.

O cobre é visto como um metal essencial para a fabricação de veículos elétricos e uma série de produtos que é aguardada nos próximos anos. Tem larga aplicação no setor da construção.

Atualmente, a Anglo American controla três minas de cobre grande porte no Chile ? Collahuase e Los Bronces ? e Peru, Quellaveco, nas quais é responsável pelas operações. A empresa alcançouprodução total de 580 mil toneladas no ano, com geração de US$ 1,5 bilhão de lucro antes de juros, imposdtos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês). Tem ainda dois projetos de expansão: um no Peru (em Quellaveco) e outro na Finlândia.

Procurada, a Anglo American confirmou que vai prospectar cobre na região brasileira, mas informou que o estágio é ainda muito inicial, sem haver qualquer elaboração de um projeto dedicado à exploraração das reservas a serem propspectadas.