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Crise mostrou importância de governança para empresas, diz pesquisa

20/06/2018 14h20

A crise financeira dos últimos três anos fortaleceu a percepção nas empresas de que é preciso ter uma estrutura de governança forte e atuante, por ela criar uma sensação de confiança em bancos e investidores, o que permite a companhia captar recursos durante períodos de incertezas e alta volatilidade.

Esta é uma das conclusões de uma pesquisa feita pela auditoria Deloitte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri).

Segundo a pesquisa, feita com 167 empresas de diversos portes, um dos principais aprendizados sob o ponto de vista da relação com investidores foi a necessidade de melhorar a gestão de governança e transparência. A questão, citada por 79% das companhias entrevistadas, mostra que a melhor comunicação com o mercado foi uma forma encontrada por muitas instituições para lidar com o cenário adverso.

"Não há empresa que seja maior que qualquer ambiente, então elas têm que sempre adaptar", disse Luis Vasco, sócio-líder de reestruturação empresarial da Deloitte, durante a apresentação dos resultados da pesquisa. "Se você tem uma estrutura de relação com investidores ao seu lado e uma boa estrutura de governança, você consegue trazer calma em um momento em que o mercado está em polvorosa".

No período, um dos desafios enfrentados pelos setores de relacionamento com investidores foi melhorar a percepção do valor da companhia, de acordo com 63% dos entrevistados. Esta questão também representa o principal desafio percebido pelas companhias para os próximos dois anos, de acordo com 71% dos profissionais ouvidos pela pesquisa. Para Guilherme Setubal, diretor-presidente do Ibri, a melhora na comunicação é fundamental para se alcançar estes objetivos.

"É importante ter clareza e rapidez na comunicação em tempos de mídias sociais, que amplificam rapidamente os acontecimentos", afirmou. "Quando o analista, o investidor, tem dúvidas sobre a empresa, isso acaba sendo precificado, gerando efeitos no valor de mercado da empresa".