IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria sinaliza queda em junho, aponta FGV

21/06/2018 09h41

A prévia da Sondagem da Indústria sinaliza queda de 1,4 ponto do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em junho em relação ao número final de maio, para 99,7 pontos, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo indicador, em relatório divulgado nesta quinta-feira (21).

Segundo essa projeção, o Índice da Situação Atual (ISA) cairia 6,2 pontos no mês de junho, para 94,4 pontos. Após recuar em abril e estabilizar em maio, o Índice de Expectativas (IE) subiria 3,3 pontos neste mês, para 104,9 pontos.

"A prévia de junho sinaliza queda da confiança sob influência de uma expressiva piora das avaliações sobre a situação atual", diz Tabi Thuler Santos, coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV, em comentário no documento.

"Há que se considerar, no entanto, que o aumento da incerteza econômica após as greves de caminhoneiros do fim de maio pode levar a um resultado final da pesquisa mais distante da prévia do que de costume. Entre os aspectos positivos, está a normalização gradual das atividades produtivas ao longo do mês. Entre os negativos, a piora percebida da qualidade da política econômica e a maior proximidade das eleições."

Após a estabilidade apresentada nos últimos dois meses, o resultado preliminar de junho indica redução de 0,2 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), para 76,3%.

Para essa prévia, foram consultadas 788 empresas entre os dias 4 e 19 de junho. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima sexta-feira, dia 29.