IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro, Collor e Lula lideram rejeição do eleitorado, diz CNI/Ibope

28/06/2018 11h22

Líderes nas intenções de voto para a Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encabeçam a lista dos pré-candidatos mais rejeitados, ao lado do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PT). Os dados constam em uma pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (28).

Collor e Bolsonaro são rejeitados por 32% dos eleitores, seguidos por Lula, com 31%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) tem 22% de rejeição. Logo atrás dele, aparecem Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), com 18%.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), vem na sequência, com 13%. Possível substituto de Lula, Fernando Haddad tem 12% de rejeição, seguido de Henrique Meirelles (MDB), com 11%, e Levi Fidelix, com 10%.

Aldo Rebelo (SD), Alvaro Dias (Podemos), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL) e Manuela D'Ávila (PCdoB) têm 9%

João Amoêdo (Novo), Guilherme Afif Domingos (PSD), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Valéria Monteiro (PMN) têm 8%.

Ao todo, 2% não rejeitam nenhum candidato e 11% não sabem ou não responderam.

Contratado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ibope ouviu 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 a 24 de junho. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02265/2018.