A banda de heavy metal Iron Maiden tem um histórico de curiosidades à sua volta. Uma das principais é o avião em que a banda viaja para as turnês pelo mundo, o Ed Force One.
O nome é uma alusão ao mascote da banda, Eddie, e ao avião presidencial dos Estados Unidos, o Air Force One (Força Aérea Um). E ele costuma ser pilotado por ninguém menos que o vocalista da banda, Bruce Dickinson, de 63 anos.
Em entrevista no começo deste ano, o músico anunciou que deve deixar de pilotar o avião, dizendo que estaria voando no Ed Force One, mas na parte de trás, e não mais na cabine de comando. Veja a história dos aviões da banda e outras curiosidades.
"Veja, eu tenho 63 anos — farei 64 anos em agosto. Você sabe que, quando você chega aos 65, se você é um piloto de avião comercial, eles apenas te levam lá para a parte de trás e te chutam para fora, certo?", disse em tom de brincadeira.
Boeing 747 personalizado
Um dos aviões que cumpriram a função de Ed Force One foi um Boeing 747 de matrícula TF-AAK alugado da Air Atlanta Icelandic. Considerado o mais icônico de todos os que já fizeram esse serviço, o quadrimotor teve a pintura e o interior personalizados para a banda.
Esse 747 foi fabricado em 2003 e tem capacidade para transportar até 465 passageiros. Nos porões do avião, é possível transportar toneladas de equipamentos e bagagens, garantindo que os shows aconteçam em qualquer lugar do mundo.
Seu alcance é de cerca de 13,5 mil km de distância, podendo chegar a qualquer lugar do mundo com apenas uma parada.
Em seu exterior, além do nome da banda, era possível ver imagens do mascote e os nomes das cidades onde o grupo se apresentava.
O código do voo do Ed Force One, quando ele estava em turnê, era o CC666. CC é o código da empresa dona do avião, e o 666 remete a uma das principais músicas da banda, "The Number Of The Beast".
Acidente no Chile
Em março de 2016, o avião sofreu um acidente no aeroporto de Santiago (Chile), quando colidiu com equipamentos de solo. Naquele momento, a carenagem de dois motores ficaram danificadas.
A manutenção foi feita em nove dias, e a agenda de shows foi mantida. As duas peças de reposição pesavam cinco toneladas e custaram US$ 4 milhões à época (R$ 21,2 milhões).
A aeronave hoje voa pela companhia Air Atlanta Icelandic. Na atual turnê do grupo, a Legacy of the Beast, a banda não conta com um Ed Force One próprio, mas isso não quer dizer que ele não voltará à cena no futuro.
Consultada, a banda não confirmou se irá alugar um avião para essa finalidade nos próximos meses, mas uma coisa é certa: Bruce não será visto na cabine de comando com a mesma frequência de antes.
Antecessores
Antes do 747, outro modelo desempenhou o papel de Ed Force One em duas turnês do grupo. Dois aviões Boeing 757 transportaram a banda anteriormente, um na turnê Somewhere Back in Time (2008 e 2009) e outro na The Final Frontier (2011).
Esse modelo é menor que o 747, e também foi adaptado para atender às necessidades da banda. Nas duas ocasiões, foram escolhidos aviões que pertenciam à Astraeus Airlines, uma antiga companhia aérea britânica.
Uma dessas aeronaves acabou sendo vendida para a FedEx em 2012. A outra foi desmontada e transformada em sucata após o fim de sua vida útil.
Um dos 757 pode ser visto de perto no documentário "Iron Maiden: Flight 666" (2009), que retrata a turnê da banda e como os músicos conseguiram cumprir uma agenda apertada de shows mundo afora graças ao Ed Force One.
Fichas Técnicas
Ed Force One modelo 747
Envergadura (distância de ponta a ponta das asas): 64,4 metros
Comprimento: 70,7 metros
Altura: 19,4 metros
Peso vazio: 176 toneladas
Peso máximo de decolagem (inclui carga, passageiros e combustível): 396,9 toneladas
Velocidade: 933 km/h
Alcance: 13,5 mil km
Ed Force One modelos 757
Envergadura (distância de ponta a ponta das asas): 38,1 metros
Comprimento: 47,3 metros
Altura: 13,5 metros
Peso vazio: 57,8 toneladas
Peso máximo de decolagem (inclui carga, passageiros e combustível): 115,7 toneladas
Velocidade: 913 km/h
Alcance: 7.222 km
Veja o minidocumentário feito pela própria banda sobre o avião (em inglês):
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.