Sinônimo de poder e luxo, os aviões dos líderes mundiais costumam ser máquinas milionárias que garantem um transporte seguro e rápido para os mandatários dos mais diversos países.
Eles levam presidentes, reis, primeiros-ministros, entre outras das mais altas autoridades das nações mundo afora. Desde modelos exclusivos a adaptações de aviões executivos, são diversos modelos que tomam conta dos céus com seus respectivos mandatários.
Veja a seguir quais são os aviões de alguns dos principais países do mundo.
Brasil -- Airbus A319ACJ (Santos Dumont)
O avião presidencial brasileiro é um Airbus 319ACJ, fabricado para ser um modelo de transporte VIP. Ele foi comprado no primeiro mandato do ex-presidente Lula, e substituiu um Boeing 707, apelidado de "sucatão".
Esse avião, que tem a denominação de VC-1A pela Aeronáutica, possui suíte presidencial e espaços especiais para o presidente ser reunir com sua equipe. Além dele, ainda existem outras aeronaves destinadas para o transporte do presidente e autoridades brasileiras, como o o VC-2, versão executiva do Embraer E190.
Estados Unidos -- Boeing 747 (Força Aérea Um)
Um dos aviões presidenciais mais famosos do mundo é o Força Aérea Um, que é a designação dada à aeronave que está transportando o presidente dos Estados Unidos. Hoje, os principais aviões encarregados de transportar o líder daquele país são denominados VC-25. Trata-se de dois Boeings 747 fabricados exclusivamente para essa finalidade.
A capacidade de transporte é de até 71 passageiros e 30 tripulantes. Contam com sala de reunião, suíte presidencial, entre outras instalações.
Na década de 1940, o avião presidencial utilizado era o Douglas VC-54C "Sacred Cow" (Vaca Sagrada), apelido dado devido à sua importância e todo o aparato de segurança à sua volta.
Em emergências, como guerras nucleares, também pode ser utilizado o "avião do fim do mundo", ou "avião do Juízo Final", denominado E-4B Nightwatch. Esse também é um Boeing 747 que serve como posto de comando avançado em caso de guerra, por exemplo, podendo se manter no ar por vários dias sem precisar pousar.
França -- Airbus A330 (Cotam Unité)
Na França, os líderes do país viajam em um Airbus A330 recondicionado para o transporte executivo. O avião que transporta o presidente francês é denominado no controle de tráfego aéreo de Cotam Unité.
China -- Boeing 747
Os líderes chineses voam em missões internacionais em um avião modelo Boeing 747 pertencente à Air China, a companhia aérea estatal do país.
Índia -- Boeing 777
O premiê indiano Narendra Modi utiliza um Boeing 777 VIP apelidado de Air India One para viagens oficiais. Anteriormente, líderes do país asiático viajavam em um Boeing 747, mas ele foi substituído pelo 777, que foi entregue em 2020 e conta com atualizações que deixam o avião mais moderno.
Alemanha -- Airbus A350
A Alemanha conta com três Airbus A350 para o transporte das autoridades do país. Esse modelo substitui o A340, que enfrentou vários problemas técnicos.
Um dos principais enfrentados foi uma falha durante o voo que levava a então chanceler Angela Merkel para a reunião do G20 na Argentina em 2018. A aeronave voltou à Alemanha enquanto sobrevoava a Holanda, e Merkel teve de ir para o encontro em um voo comercial.
Rússia -- Ilyushin Il-96
O avião que transporta o presidente russo é uma versão adaptada do Ilyushin Il-96, um avião de fuselagem larga e longo alcance. Essa aeronave conta com itens personalizados, como sala de comando estratégico e sistema de defesa antimísseis.
Assim como os Estados Unidos, a frota das lideranças russas também conta com um avião do Juízo Final, um Il-80 Maxdome, à prova de guerra nuclear. Ele serve como um centro de comando aéreo para oficiais russos e o presidente, e não conta com janelas justamente como proteção em caso de um ataque nuclear.
Inglaterra -- Airbus A330 (Vespina)
Os líderes do governo inglês e a família real britânica também contam com uma frota à sua disposição. A principal aeronave de transporte oficial do Reino Unido é um Airbus A330 MRTT, versão utilizada para reabastecimento aéreo, adaptada para o transporte executivo.
O avião foi pintado com as cores da bandeira do Reino Unido, e é apelidado de Voyager "Vespina".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.