IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Veja fotos de aviões presidenciais antigos dos EUA e descubra visita online

Presidente Lyndon B. Johnson na suíte presidencial do Força Aérea Um - Força Aérea dos EUA
Presidente Lyndon B. Johnson na suíte presidencial do Força Aérea Um
Imagem: Força Aérea dos EUA

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/12/2021 04h00

Uma das aeronaves mais conhecidas do mundo hoje em dia é o Força Aérea Um. Famoso por levar o presidente dos Estados Unidos ao longo das décadas para onde for necessário, essas aeronaves são os escritórios aéreos do mandatário daquele país.

Hoje, dois Boeings VC-25 (versão militar do 747) são os principais responsáveis por levar o presidente norte-americano em missões mundo afora. Veja abaixo imagens de modelos atuais e clássicos, que são verdadeiros escritórios do governo americano, e descubra onde fazer visitas virtuais a eles pela internet.

Os aviões de hoje

VC-25 - Divulgação/Matt Hecht/Guarda Nacional dos EUA - Divulgação/Matt Hecht/Guarda Nacional dos EUA
Avião VC-25, conhecido como Força Aérea Um, que transporta o presidente dos EUA atualmente
Imagem: Divulgação/Matt Hecht/Guarda Nacional dos EUA

Esses dois aviões atuais são usados desde 1990 e são denominados SAM (Special Air Mission - Missão Aérea Especial, em tradução livre) 28000 e 29000. Eles possuem a capacidade de voar por dias sem precisar pousar, e contam com proteções contra ataques nucleares e capacidade de transportar dezenas de passageiros.

VC-25 Obama - Pete Souza/Casa Branca - Pete Souza/Casa Branca
Presidente Barack Obama na sala de reunião a bordo do VC-25, o Força Aérea Um, em 2009
Imagem: Pete Souza/Casa Branca

Entretanto, o transporte dos presidentes dos EUA nem sempre foi feito em uma aeronave tão grande. Antigamente, aviões menores foram responsáveis por essas missões, e possuíam características especiais.

Bush - Casa Branca - Casa Branca
Presidente George W. Bush assiste à cobertura de TV sobre ataques de 11/09/2001 a bordo do Força Aérea Um
Imagem: Casa Branca

Boeing VC-137C SAM 26000

VC-137C  - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
VC-137C SAM 26000, que serviu como principal meio de transporte presidencial dos EUA por 36 anos
Imagem: Força Aérea dos EUA

O VC-137C SAM 26000 foi um dos maiores aviões presidenciais dos Estados Unidos. Cumpriu sua missão por 36 anos, transportando oito presidentes ao todo, além de diversas outras autoridades.

SAM 26000 - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Lyndon B. Johnson faz o juramento de posse a bordo do SAM 26000 após o assassinato de John F. Kennedy
Imagem: Força Aérea dos EUA

Foi a bordo desse avião que Lyndon B. Johnson tomou posse como presidente dos EUA após o assassinato de John F. Kennedy, em novembro de 1963. Esse avião contava com estação de comunicações, espaço privativo para o presidente, além de espaços para reuniões e descanso.

26000 - Cortesia de Lyle Jansma (Aerocapture Images), via Museu da Força Aérea dos EUA - Cortesia de Lyle Jansma (Aerocapture Images), via Museu da Força Aérea dos EUA
Estação de comunicação a bordo do VC-137C SAM 26000, usado como Força Aérea Um nos EUA
Imagem: Cortesia de Lyle Jansma (Aerocapture Images), via Museu da Força Aérea dos EUA

Ele é uma versão adaptada do Boeing 707, e realizou transporte presidencial entre os anos de 1962 e 1990. Levava até 40 passageiros e atingia a velocidade de até 965 km/h.

VC-6A

VC-6A - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Beechcraft King Air B90, denominado VC-6A, que foi usado para o transporte do presidente dos EUA
Imagem: Força Aérea dos EUA

Esse Beechcraft King Air B90, modelo da família de aviões como o que estava Marília Mendonça quando morreu, foi o escolhido para ser o avião presidencial dos Estados Unidos em 1966.

VC-6A Interior - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Interior do King Air B90 VC-6A (Força Aérea Um) que foi usado para o transporte do presidente dos EUA
Imagem: Força Aérea dos EUA

Servia, inicialmente, ao presidente Lyndon B. Johnson e, depois do fim de sua vida como transporte do líder da nação, passou a realizar transporte executivo para outras autoridades.

Douglas VC-54C "Vaca Sagrada"

Sacred Cow - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Douglas VC-54C Vaca Sagarada ('Sacred Cow'), que foi designado Força Aérea Um na década de 1940
Imagem: Força Aérea dos EUA

O Douglas VC-54C "Sacred Cow" (Vaca Sagrada) foi a primeira aeronave desenvolvida especificamente para transportar o presidente dos Estados Unidos. O apelido se devia à sua importância e todo o aparato de segurança à sua volta, o que o tornava único.

Vaca Sagrada - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Escritório presidencial a bordo do Douglas VC-54C Vaca Sagrada ('Sacred Cow')
Imagem: Força Aérea dos EUA

Ele era um avião militar Douglas C-54 Skymaster, que tinha como versão civil o DC-4. Ele foi nomeado A Casa Branca Voadora, em alusão à sede do poder Executivo do país norte-americano.

Vaca Sagrada - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Cabine de comando e estação de rádio do Douglas VC-54C Vaca Sagrada ('Sacred Cow')
Imagem: Força Aérea dos EUA
Elevador Vaca Sagrada - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Elevador utilizado para o embarque do presidente Franklin D. Roosevelt no Força Aérea Um
Imagem: Força Aérea dos EUA

Antes desse modelo, o presidente dos EUA já havia voado em outros aviões considerados escritórios oficiais do governo a bordo. Entretanto, nenhuma dessas aeronaves havia sido desenvolvida especificamente para o presidente, como foi o caso do Vaca Sagrada.

Tinha capacidade para levar até 15 passageiros, e esteve em serviço entre 1945 e 1947, quando foi substituído pelo "The Independence". Serviu a Franklin D. Roosevelt, e contava com um elevador para o embarque do presidente, que se locomovia em cadeira de rodas.

Douglas VC-118 "The Independence"

The Independence - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Douglas VC-118 'The Independence', que foi utilizado nos EUA como Força Aérea Um entre 1947 e 1953
Imagem: Força Aérea dos EUA

Essa foi a segunda aeronave construída, especificamente, para transportar o presidente dos EUA, e é uma versão militar do Douglas DC-6, tendo operado entre os anos de 1947 a 1953. Ele tinha um espaço específico para o presidente e uma cabine principal com capacidade para até 24 passageiros ou 12 leitos.

The Independence - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Escritório presidencial a bordo do Douglas VC-118 'The Independence'
Imagem: Força Aérea dos EUA

O nome do avião não é algo tão patriótico como possa parecer. O piloto do avião sugeriu esse nome ao presidente Harry S. Truman em homenagem à sua cidade natal, Independence, no estado do Missouri.

The independence - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Cozinha a bordo do VC-118 'The Independence', avião que foi usado para o transporte presidencial nos EUA
Imagem: Força Aérea dos EUA

Seu primeiro voo, em 1947, foi para levar Truman a uma conferência no Rio de Janeiro. Ele substituiu o VC-54C Vaca Sagrada ('Sacred Cow').

Lockheed VC-121E Columbine III

Columbine III - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Lockheed VC-121E Columbine III, que levava até 24 passageiros a bordo
Imagem: Força Aérea dos EUA

O VC-121E Columbine III foi o avião privativo do presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower entre os anos de 1954 e 1961. Ele é adaptado de um modelo Lockheed L-1049 Super Constellation, principal concorrente do DC-6, que já havia servido a outras autoridades anteriormente.

Columbine III - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Cabine presidencial do Lockheed VC-121E Columbine III
Imagem: Força Aérea dos EUA

Uma de suas missões mais importantes foi quando levou Eisenhower para a primeira cúpula em tempo de paz entre as lideranças ocidentais e a União Soviética, ocorrida na Suíça.

Columbine III - Força Aérea dos EUA - Força Aérea dos EUA
Painel na cabine de comando do Lockheed VC-121E Columbine III
Imagem: Força Aérea dos EUA

O avião tinha capacidade para transportar até 24 passageiros, e chegava a 530 km/h. Ele podia voar até cerca de 6.400 km sem precisar parar para reabastecer.

Visita virtual

Muitas dessas aeronaves podem ser visitadas virtualmente. O Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos disponibiliza um tour em 360º dentro da maioria dessas aeronaves.

Veja alguns desses passeios online:

Cabine presidencial do VC-121E Columbine III

Escritório presidencial do Douglas VC-54C Vaca Sagrada

Cabine de passageiros do Beech VC-6A

Suíte presidencial privada do Boeing VC-137C SAM 26000

Cabine executiva do Douglas VC-118 "The Independence"

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Harry S. Truman nasceu em Independence, no estado do Missouri, e não no estado de Montana. O texto foi corrigido.