IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Guns N' Roses vem ao país em avião usado por Queen e Cirque du Soleil; veja

Boeing 757 da JetMagic já transportou diversas bandas, como Guns N" Roses, U2 e Queen, além do Cirque du Soleil - Reprodução
Boeing 757 da JetMagic já transportou diversas bandas, como Guns N' Roses, U2 e Queen, além do Cirque du Soleil Imagem: Reprodução

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/09/2022 04h00

A banda norte-americana Guns N' Roses chegou esta semana ao Brasil para uma turnê em um avião de transporte VIP. O modelo é um Boeing 757 operado pela JetMagic e chegou a Manaus (AM) na tarde de segunda-feira (29).

A banda deve ficar no Brasil até o fim de setembro, e se apresentará em cidades como Recife, São Paulo, Porto Alegre e no Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

Quem mais voou no jato? O avião da JetMagic já transportou diversas bandas e artistas mundo afora. O próprio Guns N' Roses já viajou nesse mesmo avião com a turnê Not in This Lifetime..., em 2016.

À época, a aeronave tinha a mesma pintura, com o vermelho e o cinza predominantes, mas o motor ostentava o logo da banda. Essa prática de adesivar o avião de acordo com quem está voando é comum na companhia. Aconteceu também com o U2.

O grupo irlandês usou esse avião nas turnês Joshua Tree, de 2017 e 2019, e na Experience + Innocence Tour, de 2018. Phil Collins também voou no jato, durante a turnê Not Dead Yet, em 2019.

Mais recentemente, a banda britânica de rock Queen também usou o 757 para cumprir agenda de shows. Em julho, o guitarrista Brian May postou uma foto a bordo da aeronave comemorando o aniversário do baterista Roger Taylor.

Lenny Kravitz e até a companhia circense Cirque du Soleil também já foram transportados a bordo do avião da JetMagic.

A empresa ainda disponibiliza o modelo para transporte de autoridades, como chefes de Estado.

Como é o interior do avião? É personalizado, oferecendo mais luxo aos ilustres passageiros. A JetMagic divulgou a nova configuração do 757 em 2016, com mudança no mapa de assentos padrão do modelo.

Interior do Boeing 757 VIP da Jet Magic, que já levou diversas banda a bordo mundo afora - Instagram/jet_magic - Instagram/jet_magic
Imagem: Instagram/jet_magic

O interior é dividido em três classes, com 50 assentos ao todo. A configuração padrão de fábrica para o transporte comercial de passageiros comporta até 228 lugares.

Uma dessas divisões do modelo VIP tem 18 assentos e um sofá que se transforma em cama. Tem também uma porta privativa, para isolar essa área das outras. A cabine do meio tem 20 assentos, e a área ao fundo da aeronave tem 12 lugares.

O compartimento de cargas pode levar até 230 malas. Fumar a bordo é permitido em algumas áreas.

Interior do Boeing 757 VIP da Jet Magic, que já levou diversas banda a bordo mundo afora - Instagram/jet_magic - Instagram/jet_magic
Imagem: Instagram/jet_magic

Quando o avião foi fabricado? O Boeing 757 é de 1989, e operou por outra empresa antes de passar às mãos da JetMagic, em 2014.

Antes, ele pertenceu à Petrolair, mais tarde denominada PrivatAir, uma empresa suíça que operava voos executivos. Quando foi entregue à atual operadora, passou a usar a matrícula 9H-AVM, e ficou dois anos parado antes de voltar a voar, em 2016, já com o novo interior.

Boeing 757 da JetMagic já levou diversas bandas mundo afora, como Guns N' Roses, U2 e Queen - Alexander Lang/18.jun.2019/Aero Icarus - Alexander Lang/18.jun.2019/Aero Icarus
Imagem: Alexander Lang/18.jun.2019/Aero Icarus

Ficha Técnica

Fabricante: Boeing
Modelo: 757
Ano de fabricação: 1989
Capacidade: 50 assentos VIP
Comprimento: 47 metros
Altura: 13 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 38 metros
Velocidade máxima: 980 km/h
Altura máxima de voo: 12,8 km
Autonomia: 7.222 km em média