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O aeroporto Cumbica, em Guarulhos (SP), passou no começo de setembro por mudanças operacionais devido a uma alteração no campo magnético da Terra. As suas duas pistas foram as principais afetadas, e tiveram de passar por uma mudança para se adaptar à nova realidade.
Acontece que, principalmente na hora do pouso, os aviões usam as bússolas para orientar melhor para qual sentido devem direcionar os aviões para que eles fiquem alinhados com a pista. Como houve uma mudança no campo magnético da Terra que afetou a região, foi preciso mudar como são feitos os pousos naquele local.
Como funciona?
As pistas dos aeroportos possuem números bem grandes, entre 01 e 36, pintados em cada uma das suas cabeceiras. Esses números são o ângulo que a bússola magnética dos aviões está marcando dividido por dez, começando pelo norte.
No geral, o último número sempre é desprezado e, caso seja superior a cinco, é arredondado para cima. Por exemplo, uma pista em que a bússola está apontada para "090º" terá a numeração "09", e a que está alinhada a 177º, por exemplo, vira pista 18.
Quando há duas ou mais pistas paralelas, esses números são acompanhados de letras. A pista da esquerda ganha a letra "L", de left (esquerda), a da direita passa a ser acompanhada da letra "R", de right (direita), e, se houver pista central, esta levará a letra "C", de center (centro). Essas referências são sempre a partir do ponto de vista do piloto.
A mudança
O aeroporto de Guarulhos possui duas pistas, cada uma até então com os números 27 e 09 na cabeceira e acompanhadas das letras L e R de acordo com a posição do em que o avião se encontra. Com a alteração no campo magnético da Terra, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira) determinou que as pistas passem a ser denominadas 10L/28R e 10R/28L
É uma pequena mudança, mas, se tratando de vidas humanas, a precisão é fundamental. Ela começou a valer a partir da noite do dia 7 para o dia 8 de setembro.
Segundo a GRU Airport, administradora do aeroporto, é a primeira vez que isso ocorre no local, que foi inaugurado em 1985. A FAB diz que esse tipo de mudança no campo magnético "ocorre lentamente e, em média, modifica um grau a cada dez anos".
Ainda de acordo com a concessionária, essa alteração irá além de repintar os números nas cabeceiras. Também será necessário modificar toda a documentação de navegação, sistemas informativos do tráfego aéreo e toda a sinalização de solo das pistas e pátios.
Essas documentações são referência para os pilotos, e devem ser consultadas sempre antes de realizar voos no aeroporto para que possam acompanhar as informações atualizadas sobre o local.
Veja como foi a mudança na pista:
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