Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lula tem frota de aviões e helicópteros à sua disposição; veja modelos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Esta é a versão online da newsletter Todos a Bordo enviada hoje (25). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá à sua disposição uma frota de aviões e helicópteros enquanto estiver no cargo.
Como é a frota
- Ela é composta por um grupo de helicópteros e aviões de diferentes tipos, que podem ser usados a serviço ou por questões de segurança e sempre servem aos mandatários nacionais.
- Todas as aeronaves são de responsabilidade da FAB (Força Aérea Brasileira) e fazem parte do GTE (Grupo de Transporte Especial), que completa 82 anos em 2023.
- Cada uma é escolhida de acordo com a distância de voo, duração, segurança, disponibilidade, entre outros fatores.
- O presidente usa, prioritariamente, os VC-1 e VC-2, enquanto as outras aeronaves são utilizadas com maior frequência por outras autoridades.
As aeronaves em utilização hoje são as seguintes
VC-1 (Airbus 319)
Curiosidade: Ele foi batizado de Santos Dumont e apelidado de Aerolula, por ter sido comprado durante o primeiro mandato do petista
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,8 metros
Comprimento: 33,8 metros
Altura: 11,8 metros
Peso vazio: 42 toneladas
Velocidade máxima: 985 km/h
Altitude máxima de voo: 12.496 m
VC-2 (Embraer 190)
Curiosidade: Existem dois VC-2, que foram batizados como Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo
Envergadura: 28,7 metros
Comprimento: 38,6 metros
Altura: 10,3 metros
Peso vazio: 28,1 toneladas
Velocidade máxima: 859 km/h
Altitude máxima de voo: 12.496 metros
VC-99 (Embraer 135 e 145 e Legacy 600)
Modelo Embraer ERJ145 (VC-99A)
Envergadura: 21 metros
Comprimento: 29,9 metros
Altura: 6,8 metros
Peso vazio: 17,9 toneladas
Velocidade máxima: 830 km/h
Altitude máxima de voo: 11.278 metros
Modelo Embraer Legacy 600 (VC-99B)
Envergadura: 21 metros
Comprimento: 26 metros
Altura: 6,8 metros
Peso vazio: 13,7 toneladas
Velocidade máxima: 870 km/h
Altitude máxima de voo: 12.496 metros
Modelo Embraer ERJ135 (VC-99C)
Envergadura: 20 metros
Comprimento: 26,3 metros
Altura: 6,8 metros
Peso vazio: 16 toneladas
Velocidade máxima: 830 km/h
Altitude máxima de voo: 11.278 metros
VH-35 (EC-135)
Comprimento: 12,2 metros
Altura: 3,5 metros
Peso Vazio: 1.455 kg
Velocidade máxima: 259 km/h
Altitude máxima de voo: 6.096 metros
Diâmetro do rotor principal: 10,20 metros
VH-36 Caracal (EC-725)
Comprimento: 16,79 metros
Altura: 4,97 metros
Peso vazio: 5,3 toneladas
Velocidade máxima: 324 km/h
Altitude máxima de voo: 6.095 metros
Diâmetro do rotor principal: 16,20 metros
Outras aeronaves
No passado, os presidentes também tiveram à sua disposição aeronaves como os helicópteros VH-55 Esquilo (modelo da família AS350) e VH-34 Super Puma (modelo da família AS332).
Em 1976, foram incorporados à frota do GTE dois Boeings 737-200, denominados VC-96. Apelidados de Sucatinha, hoje um deles está no Musal (Museu Aeroespacial), no Rio de Janeiro, enquanto o outro se encontra em um gramado em Foz do Iguaçu.
Outro foi o Sucatão, um Boeing 707 com a designação militar de KC-137. O apelido foi dado por causa da idade da aeronave, que foi fabricada em 1968 e só deixou de ser o principal avião de transporte presidencial com o início dos voos com o Aerolula, em 2005.
********
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.