Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Conheça os arquivos (não mais) secretos de óvnis no país
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Esta é a versão online da newsletter Todos a Bordo enviada hoje (4). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
O Arquivo Nacional do Brasil possui uma extensa lista com os registros de avistamentos de óvnis (objetos voadores não identificados) no Brasil.
Essas informações são de responsabilidade da FAB (Força Aérea Brasileira), e o primeiro relato remonta a 1952, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os registros vão desde a década de 1950 até o ano de 2016.
Boa parte deles possui arquivos digitais, como relatos, dossiês, fotos e vídeos.
Um dos relatos mais famosos é o da "noite oficial dos óvnis", ou "noite dos discos voadores", em 19 de maio de 1986.
Naquele dia, várias luzes foram observadas em diversas partes do país, e caças foram acionados para segui-las. Já falei mais sobre este assunto aqui e aqui.
Conforme o passar dos anos, os relatos deixam de ser sigilosos, sendo disponibilizados na página do Arquivo Nacional.
Não necessariamente essas situações são relacionadas a extraterrestres. Justamente por serem não identificados, esses objetos voadores despertam curiosidade e chamam a atenção.
Saiba como ter acesso
Para obter acesso aos documentos que a FAB confeccionou ao longo das décadas, é necessário acessar o Sian (Sistema de Informações do Arquivo Nacional), no próprio endereço do serviço ou por meio da página do Arquivo Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
É preciso possuir uma conta do governo federal (conta Gov.Br) ou criar um login e senha.
Após acessar o sistema, basta ir até a aba "Favoritos", na parte superior da página, e clicar em "Objetos Voadores Não Identificados".
Pronto. A partir daí, é possível ter acesso a centenas de registros sobre o tema, incluindo relatórios, áudios, fotos e vídeos.
********
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.