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De onde surgem as melhores ideias nas franquias?

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

03/09/2013 06h00

Já se tornou comum dizer que toda empresa deve escutar seu cliente. Com reclamações ou elogios, o consumidor sempre traz informações valiosas sobre a qualidade dos produtos, serviços e do atendimento.

Além disso, dá dicas preciosas sobre quais produtos devem vender mais ou menos, ajudando o empresário a gerir estoques e ter boas ideias para lançamentos, melhorias ou inovações.

Nas redes de franquia, além do cliente, há um outro tipo de "informante" capaz de trazer sugestões, ideias e palpites tão preciosas quanto aquelas trazidas pelo próprio consumidor. Esse "informante" é o franqueado.

O franqueado pode e deve trazer informações para a empresa franqueadora e para toda rede.

Ele pode apontar quais são as campanhas de marketing que dão mais resultados e quais os produtos e serviços mais bem avaliados pelos consumidores – dados que serão de extrema relevância para o desenvolvimento da empresa. 

Pode também informar quais são as ações que a concorrência local vem fazendo e como elas têm sido recebidas pelo cliente. Além disso, é papel do franqueado reclamar e apontar os erros da franqueadora – de preferência, dando também sugestões sobre como consertar o problema.

E a empresa franqueadora pode e deve usar esses dados para aprimorar os resultados da sua rede – ou ao menos para trazer essas visões externas e assim ter mais ferramentas para planejar as estratégias de curto e médio prazo.

Eis o grande trunfo dos franqueadores que crescem de forma mais sustentável: criar canais abertos de comunicação com seus franqueados e estimular sua participação no desenvolvimento da empresa.

É um ciclo positivo, pois à medida que a rede ganha novos franqueados, ela será oxigenada com novas ideias e possibilidades, o que só contribui para o sucesso da empresa.

Ao criar um canal de comunicação para rede, porém, o mais importante é que todas essas informações sejam tratadas de forma estratégica pela empresa, e não como uma simples opinião pessoal. É preciso ter método nesta comunicação.

Dá trabalho, mas vale a pena. Há diversas provas de que colher sugestões de franqueados e implantá-las trazem excelentes resultados. Talvez o caso mais exemplar seja o Bic Mac do Mc Donald’s, criado por um franqueado americano da rede.

Por isso, ao ingressar numa empresa de franquias, uma das principais vantagens que o empreendedor encontrará é fazer parte dessa rede de informações e aprender com os erros, os acertos e todo tipo de experiência que os outros franqueados já tiveram.

E para a empresa, seja ela franquia ou não, o principal benefício de criar uma comunicação de mão dupla com sua equipe é colher dados que ajudarão a dar um passo a frente na disputa cada vez mais acirrada pela preferência do consumidor.