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O que fazer para divulgar sua loja e atrair mais clientes

Colunista do UOL

02/09/2014 06h00

Depois de executar a difícil tarefa de escolher um bom ponto de venda, bem localizado e com custo razoável, cabe ao empreendedor trabalhar para fazer cada vez mais pessoas passarem, pararem, olharem, entrarem e comprarem em sua loja. São esses cinco passos que vão definir se a loja será conhecida por todo mundo e estará sempre cheia ou se viverá às moscas.

A primeira coisa a se fazer é definir o raio de atuação que as ações de marketing deverão atingir para trazer mais gente para perto da loja. A pergunta de ouro, nesse caso, é: quanto tempo meus consumidores-alvo estão dispostos a gastar para se deslocar até ela? E mais: dentro desse raio (exemplo: locais que fiquem em até dez minutos de distância do meu ponto de venda), em que lugares eu posso realizar uma ação de marketing que alcance especificamente os clientes que procuro?

Depois de responder a essas duas questões, é hora de botar a mão na massa e partir para a ação. Aqui vale a pena investir no marketing cooperado. A loja pode - e deve - formar parcerias com outras empresas da região para divulgar sua marca e seus produtos. É hora de usar sua rede de contatos.

Há exemplos de várias redes que fazem parcerias com o comércio vizinho para ambos distribuírem panfletos na loja parceira. O envio de mala direta, a panfletagem nas ruas, o deslocamento de vendedores para outros ambientes e até mesmo o anúncio em mídias locais como jornais de bairro podem ser iniciativas simples e eficientes na atração desses futuros clientes.

Depois de fazer mais pessoas se dirigirem à loja, o segundo passo é fazer a loja ser notada. O consumidor não pode simplesmente passar e nem perceber que aquela empresa está ali. Para evitar que isso aconteça, é preciso trabalhar a fachada da loja.

O empreendedor deve checar se a fachada está em bom estado, se a frente da loja está limpa e desobstruída para passagem, se não há lâmpadas queimadas. Vale a pena também percorrer, de carro e a pé, o caminho que um consumidor faria ao passar em frente a sua loja e tentar descobrir que ações poderiam facilitar o direcionamento do olhar dele para seu ponto de venda. Eventualmente, colocar a vitrine num ângulo de 45 graus pode ser uma estratégia interessante para fazer o consumidor parar em frente à loja.

Para concretizar o terceiro e quarto passos, que é fazer o consumidor olhar e entrar na loja, usar a criatividade e caprichar na vitrine são premissas importantes. Colocar campanhas e promoções na fachada também ajuda muito.

Disponha os materiais promocionais de forma clara e eficiente, para que os consumidores entendam, logo de cara, qual é o conceito da marca e que tipos de produtos e serviços a unidade comercializa.

Aqui, além da importância de ter uma fachada bem trabalhada, o desempenho da equipe também começa a fazer a diferença para o desenvolvimento das ações de marketing junto ao consumidor. Os vendedores podem abordar os consumidores gentilmente, falando sobre a marca, os produtos e as promoções.

A essa altura, se você e sua equipe conseguiram colocar o consumidor para dentro de sua loja, chegou finalmente a hora de trabalhar pesado nas ações de marketing para surpreender, encantar e conquistar o cliente.

 

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