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O renascimento de uma empresa

Marco Roza

Colunista do UOL, em São Paulo

21/08/2013 06h00

Avalie se você tem uma empresa lucrativa escondida dentro de sua atual organização. Pronta para ajudá-lo a renascer das cinzas, se a sua atual empreitada não estiver dando muito certo.

Essa é uma situação vivida por empresários que antes eram empregados. Chegam cheios de planos, queimam todas as reservas na empresa que leva seu nome e vivem em permanente instabilidade. Até descobrirem que tinham dentro de casa um empreendimento altamente lucrativo que fora abandonado, por pura desatenção.

Por que esse fenômeno acontece?

Muitas vezes a gente embarca nas oportunidades que nos passam arriadas. E, aos poucos, nos tornamos convictos que aquela é a única chance de acerto e nos ajustamos.

Aprendemos a conviver com profissionais, clientelas e fornecedores que nos garantam algum ganho no final do mês. E, como bons empregados que éramos, nos viciamos naquele ganho mensal. Como se fosse uma nova forma de salário.

Paramos de prestar atenção aos nichos que aos poucos se cristalizam bem debaixo de nossos olhos.

Acompanhe um exemplo

Dois irmãos se juntaram e abriram uma empresa de fotografia. Ganharam um bom dinheiro, até a chegada dos celulares e das redes sociais. Agora, quase ninguém mais imprime as fotos. Os irmãos, na época das vacas gordas, abriram espaço para um outro irmão que havia perdido o emprego.

Sem se encaixar na rotina dos sócios mais velhos, especializadíssimos em impressão fotográfica, o mais novo se dedicou a desenvolver brindes especiais.

Sua ideia, me contou, era vincular a marca dos seus clientes (todos amigos) às mercadorias que vendiam. Ou aos serviços que prestavam. Por meio de brindes que gerassem lembrança e que emocionassem a clientela.

Mesmo atuando na “sombra” dos irmãos mais velhos, o desenvolvedor de brindes criativos conseguiu estabelecer uma excelente clientela. Em condições de buscar um novo foco da empresa que ainda tem a convivência e a gerência dos três irmãos.

Futuro

Mas os três irmãos, que administram a empresa com serenidade ainda não tinham visto o potencial que está ali, bem ao alcance de suas decisões. E com isso, deixavam o mais novo sempre sobrecarregado com suas “invencionices”.

E, agora, aos poucos perceberam que um pequeno ajuste na empresa de impressão fotográfica poderá mudar o foco para os brindes criativos, que estão “bombando”.

Como?

Integrando a excelência no trato de fotografias que será, aos poucos, incorporada aos novos brindes. Aliviando as responsabilidades produtivas do irmão mais novo. Que, em vez de se dedicar a todo o processo (criação, desenvolvimento e fabricação) dos brindes, investirá seu tempo criando novos brindes.

Ou seja, nasce uma nova empresa da antiga. Com possibilidade de garantir a expansão e a sobrevivência dos três irmãos e dos empregados que já os acompanham ao longo de duas décadas.