PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #59: Cris Duclos, VP de marketing da Electrolux

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2020 04h01

Cris Duclos, vice-presidente de marketing da Electrolux para América Latina, é a entrevistada desta semana do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (27).

No papo, a executiva fala como a pandemia alterou a comunicação da empresa —principalmente pelo fato das casas terem se tornado o centro do universo para as pessoas durante o período de isolamento social.

A Electrolux é uma empresa sueca, com mais de 100 anos. No Brasil, tem as marcas Electrolux e Continental, relançada no país em agosto deste ano.

"O fato das pessoas ficarem em casa fez com que elas cozinhassem mais. Elas passaram a ter uma relação mais próxima com os eletrodomésticos. Cozinha virou entretenimento. Além disso, as pessoas estavam acostumadas a comprar no varejo físico. Com a pandemia, passaram a comprar no digital. Vivemos a evolução de cinco anos em um", diz a executiva (no arquivo acima, este trecho está a partir de 3:02).

A pandemia intensificou a reorganização recente da comunicação das marcas. "A casa virou academia, local de trabalho, restaurante e lugar de entretenimento. No momento da pandemia, precisávamos nos aproximar do consumidor e lançamos o conceito "Casa é tudo", com uma versão um pouco mais positiva do momento. A ideia era usar a casa como centro do universo [das pessoas]", diz (a partir de 6:19).

A executiva também fala sobre a nova forma de se fazer publicidade, que pede novas habilidades dos profissionais. "Continuamos precisando ter boas pessoas para entender os insights do consumidor, ter bons contadores de histórias, mas agora precisamos de pessoas de dados e tecnologias", afirma (a partir de 15:15).

A área da executiva na empresa, hoje, tem cerca de 55 pessoas, de diferentes formações. "Precisamos disso para ter um modelo mais assertivo, mais integrado. Tudo funciona como uma engrenagem. Temos que construir marcas e vender ao mesmo tempo" (a partir de 15:55).

"Não basta vender produto. Importa muito quais valores você leva para a sociedade. É muito mais desafiador. Não basta ser criativo: tem que ser inteligente, tem que usar os dados, tem que ter verdade e tem que ter impacto na sociedade" (a partir de 18:20).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.