IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #176: Lucia Bittar, diretora de marketing da Samsung Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, de Piracicaba (SP)

27/11/2023 15h27

Os celulares se tornaram hubs de serviços, conteúdo e entretenimento para a população. Como trabalhar com produtos cujos preços variam entre R$ 600 e mais de R$ 10 mil? E os dobráveis? São os novos queridinhos do mercado?

O Mídia e Marketing recebe Lúcia Bittar, diretora de marketing da área de Mobile Experience da Samsung Brasil — veja, acima, a entrevista na íntegra.

No papo, a executiva também fala sobre como a marca tem feito para tornar a tecnologia mais acessível para os consumidores e sobre os desafios de trabalhar com dezenas de influenciadores e criadores de conteúdo.

Outros destaques da entrevista:

Nosso mantra é melhorar a vida das pessoas, tornando a tecnologia mais acessível. Ainda que as inovações cheguem nos (aparelhos) top de linhas, muito rapidamente essas funcionalidades chegam nos produtos mais básicos.
a partir de 2:46

Dobráveis traduzem a nossa sede de inovação. O que direciona a Samsung hoje é inovar com propósito. Os smartphones são um hub de serviços, entretenimento e aprendizado, mais do que uma extensão do corpo. Todo o processo de desenvolvimento de produtos passa por esses perfis e necessidades.
a partir de 3:55

A essência do marketing é realmente entender o consumidor, estar muito próximo dele. Hoje, usamos os influenciadores para trazer insights da porta para dentro: eles ajudam na composição e desenvolvimento das mensagens para o público.
a partir de 13:59

Historicamente, trabalhávamos mais com grandes influenciadores. Nos últimos 2 anos, temos ampliado a presença de micros e pequenos influenciadores, que nos ajuda a falar melhor com as comunidades e que representam ainda mais a sociedade.
a partir de 16:33

Os consumidores fazem uma curadoria do que querem assistir: isso impôs uma nova forma de pensar ao marketing. Um dos grandes erros é usar o mesmo formato e tentar aplicá-lo em todas as plataformas. Hoje, todas as mensagens têm que ser customizadas.
a partir de 24:35

A loja física tem o papel de promover experiências. Temos mais de 300 pontos de contato, entre lojas e quiosques. É onde o consumidor pode tocar o produto. Depois disso, não dá para ter controle de onde ele vai comprar. Até por isso, buscamos trabalhar de forma sinérgica todos os canais. Temos parcerias fortíssimas com operadores e varejistas e essas parcerias vão continuar sendo importantes.
a partir de 29:59

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.