IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #89: Leonardo Queiroz, vice-presidente de crescimento da Kroton

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2021 14h41

A pandemia mudou completamente o setor de educação. Quais são as mudanças que vão ficar para o futuro? Como uma empresa de ensino pode ajudar na educação brasileira?

O programa Mídia e Marketing dessa semana recebe Leonardo Queiroz, vice-presidente de crescimento da Kroton. O grupo de educação, hoje, conta com quase um milhão de alunos, com 130 escolas próprias, com marcas como Anhanguera, Unopar e Uniderp, entre outras faculdades -veja a entrevista completa no vídeo acima.

"Fizemos a migração de todos os cursos de presencial para o online em 24 horas Todos os nossos alunos puderam ir para o online sem perder nada, com mais autonomia para todos. Foi um volume de conteúdo muito grande", afirma o executivo (a partir de 2:30).

Mas que tipo de educação teremos no mundo pós-pandemia? "Havia um preconceito muito grande em relação ao ensino a distância. Mas, na verdade, ele pode ajudar a democratizar a educação no mundo todo. O mercado de ensino a distância abre as portas do ensino superior para muita gente", afirma o executivo (a partir de 4:41).

Segundo Leonardo, o Brasil hoje possui 32 milhões de pessoas com segundo grau completo, mas sem cursos superior -e esse é um grande mercado para as escolas.

"O Brasil é o segundo país com maior diferença salarial entre quem faz curso superior e quem não faz. Mas por que as pessoas não fazem, então? Porque elas têm medo, acham caro ou não têm referência de pessoas que tiveram sucesso em cursos superiores. Precisamos mudar isso. Instituição de ensino entrega conhecimento e preparação para você ter sucesso", diz (a partir de 8:10).

Futuro do marketing é a customização

E como fazer propaganda para faculdade sem falar de clichês? A fragmentação da mídia mudou muito a forma de fazer publicidade?

"A publicidade é muita voltada para preço, para oferta. A gente quer mudar isso. Queremos mostrar o quanto estudar é importante para elas. A gente quer gerar um círculo virtuoso, dar perspectivas de futuro para as pessoas", diz (a partir de 17:01).

Para o executivo, que já atuou em empresas de telefonia e na Apple, o futuro do marketing é a customização. "Estamos mudando do modelo de massa, onde fazíamos uma publicidade para todo mundo, para trabalhar com o consumidor que quer receber conteúdos altamente customizáveis. Para reter a atenção das pessoas hoje, você tem que ser hiper criativo, tem que ser muito bom" (a partir de 24:12).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.