IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Você acha que está seguro porque tem emprego com carteira? Melhor repensar

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Daniela Lago

08/04/2016 06h00

Alguma vez você já se perguntou quão seguro é seu emprego? Em momentos de crise politica e instabilidade econômica, a insegurança corre solta pelos corredores das empresas por todo o país.

Em momentos como esses, é interessante observar o comportamento de alguns brasileiros que acham que não são empresários por terem carteira de trabalho registrada. Sim, você é sua própria empresa!

Todo empresário acorda de manhã desempregado, todos os dias. Você, que é funcionário com registro em carteira, também acorda desempregado, mas ainda não se deu conta disso.

Carteira assinada dá segurança? Ilusão...

Com nossas leis trabalhistas desatualizadas, criou-se a falsa sensação de que quem tem carteira assinada está "seguro" e protegido no trabalho. Na verdade, essa é uma grande ilusão.

Não existe nenhuma segurança em um emprego que pode ser tirado de você a qualquer momento, por qualquer motivo ou capricho de qualquer pessoa que esteja em um nível hierárquico superior ao seu na empresa.

Empresário X funcionário

Há algumas diferenças entre um empresário e um funcionário que possui registro em carteira. Uma delas é a vantagem que o empresário leva pelo fato de que nunca irá "se demitir". Já o funcionário, mesmo registrado, está sob influência alheia.

Outra diferença é que o empresário possui o senso de urgência. Afinal, se não produzir e vender, imediatamente sentirá os efeitos de não ter recursos para honrar seus compromissos.

Se pensar bem, o funcionário CLT que não produz também está fora do jogo. O fato é que, como uma demissão muitas vezes não acontece de imediato, cria-se a falsa sensação de segurança.

Emprego está ruim? Você que escolheu

Cada funcionário nada é mais do sua própria empresa --literalmente, "Você S.A."--, que está prestando seus serviços para uma organização, que, diga-se de passagem, foi escolhida por ele próprio! 

Portanto, se algo está ruim na sua empresa, lembre-se de que foi você que escolheu aquele lugar para trabalhar. Nesse caso, não é a empresa ou negócio que irá mudar (isso dificilmente acontece), mas sim você que deverá se organizar para sair daquela situação.

O mais irônico é que a maior parte das pessoas reclama de seu trabalho e vive uma vida infeliz com sua carreira, mas, inconscientemente, optam por engolir os sapos do mundo corporativo, só para ter, em troca, a tal da ilusória "segurança" --ainda mais em épocas de crise e aumento de desemprego.

Seja o dono da empresa e pare de reclamar

Quer manter-se empregável em tempos de crise? Aja e trabalhe como dono da empresa!

Se não está de acordo com os lucros que o empresário obtém por meio de seu trabalho, então, se programe e mude de empresa ou abra seu próprio negócio, mas não caia na armadilha de achar que está fazendo um favor para a sua empresa pelo trabalho executado.

Trata-se de uma simples troca, em que o funcionário, por livre e espontânea escolha, concordou em trabalhar naquela empresa, para compartilhar seu precioso tempo e suas ideias criativas, em troca de dinheiro, benefícios, status etc..

Se o que foi acordado está injusto para você, o que tem feito para mudar?

Planeje sua carreira

Essa é a sua oportunidade de acordar e tomar as rédeas de sua carreira. Não acho, nem prego, que o empreendedorismo seja o ideal para todo mundo. Cada um precisa encontrar o seu próprio caminho profissional. O objetivo deste artigo é alertar para a realidade do trabalho.

Todos os dias encontro muitos profissionais que estão pautando suas escolhas em expectativas irreais e, por isso, não alcançam sucesso em suas carreiras. Vejo pessoas reclamando de suas empresas, não tendo nenhum momento de alegria e, por isso, precisam de um alerta, desse despertar.

Vale a pena você parar e refletir cinco minutos sobre o quão seguro é o seu emprego. E, mais importante, refletir sobre suas atitudes em relação ao seu próprio desenvolvimento e qualificação acadêmica, a forma como lida com suas próprias finanças e, claro, de que valores está abrindo mão para "manter-se seguro" nesse trabalho.

Viver sem planejamento de carreira é como matar moscas o dia todo. Isso te mantém ocupado, sem tempo para se dedicar a outras coisas interessantes, e, ao final do dia, dá a sensação de cansaço. Quando é que vai parar e construir uma tela na janela?

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então, compartilhe!