IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Site diz que mercado é promissor, mas crise política atrapalha Embraer

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 11h22

A empresa de aviação Embraer (EMBR3) tem dois cenários pela frente: por um lado, o setor vive um ótimo momento, com aumento na procura por aviões comerciais; por outro, a economia brasileira está patinando, e as ações do governo são preocupantes.

A avaliação foi feita pelo site norte-americano de análise de investimentos Motley Fool e publicada nesta quinta-feira (12).

Segundo o analista Alexander MacLennan, a alta nos lucros das companhias aéreas tem garantido uma grande quantidade de pedidos de novos aviões.

Embora a maior demanda se divida entre Boeing e Airbus, as vendas de empresas médias como a Bombardier e a própria Embraer também estão sendo beneficiadas pelo cenário.

Por outro lado, a situação econômica brasileira é um fator que atua contra a Embraer, segundo o analista. Dados fracos combinados à inflação desfavorável têm potencial para afetar a economia.

Ao mesmo tempo, a investigação na Petrobras estaria "lançando sombras" sobre todos os outros investimentos no Brasil, segundo MacLennan, e sobre o papel do governo.

Para a Embraer, no entanto, o Brasil representa apenas 21% de todo o faturamento. Assim, se a demanda cair no Brasil, a empresa pode sofrer as consequências.

Apesar disso, por se tratar de uma empresa majoritariamente global, os lucros da Embraer não devem ser tão afetados.

O preço da ação, segundo ele, está desvalorizado em relação à média de outras companhias como a Boeing e a Airbus, mas isso se justifica, provavelmente, pela situação política no Brasil.

Após esta avaliação, o analista afirma que o cenário adverso e o desconto na ação não são motivos para deixar de investir na Embraer, recomendando o papel aos investidores.