IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe pelo 3º dia e fecha a R$ 3,282, com preocupações políticas

Do UOL, em São Paulo

05/09/2016 17h07

dólar comercial fechou esta segunda-feira (5) em alta de 0,88%, cotado a R$ 3,282 na venda. É o terceiro avanço seguido da moeda, que já havia subido 0,12% na sexta-feira.

A sessão desta segunda foi influenciada por preocupações com as contas públicas brasileiras e pelo baixo número de negócios, devido ao feriado nos EUA. 

Ajuste das contas públicas

Investidores continuavam cautelosos em relação à capacidade do governo Michel Temer de aprovar no Congresso medidas para equilibrar as contas públicas.

Discordâncias entre a base aliada vêm alimentando preocupações no mercado, que espera por sinais de força política do presidente recém-empossado.

"O contexto político continua sendo bastante desafiador. Temer ainda não foi capaz de convencer o mercado de que ele vai conseguir atravessar a tormenta e aprovar as reformas fiscais", disse à agência de notícias Reuters o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.

Em viagem à China no fim de semana, Temer afirmou que o governo deve anunciar em 13 de setembro o primeiro pacote de concessões na área de infraestrutura, mas não deu mais detalhes.

Atuação do BC

Nesta sessão, o Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio. Ao todo, foram vendidos 10 mil swaps reversos, contratos que equivalem à compra futura de dólares.

Feriado nos EUA

O mercado financeiro dos Estados Unidos ficou fechado nesta segunda-feira por causa do feriado do Dia do Trabalhador, o que reduziu o número de negócios durante a sessão. As negociações voltam a operar normalmente na próxima terça-feira (6).

(Com Reuters)