Câmera, luz e produto: veja 5 truques para acertar na foto de loja virtual
Com câmera, luz e ambiente adequados, a foto de um produto pode ficar mais atrativa e aumentar as chances de venda numa loja virtual. “A foto é uma maneira de tornar o produto concreto e melhorar a percepção de seu conteúdo”, afirma o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo) Marcelo Sinelli.
O fotógrafo Roberto Chahim, que tem como clientes sites de vendas, diz que uma imagem de produto precisa ser honesta e bem cuidada. “O produto exibido no site deve ser o mais fiel possível àquele que o cliente vai receber quando sua encomenda chegar em casa.”
Dependendo do artigo, a atenção aos detalhes deve ser redobrada. “Para uma bicicleta comum, por exemplo, são, em média, quatro fotos: a do produto em si, detalhe das marchas, pneu e selim. Se for uma bicicleta com suspensão e freios a disco, esses diferenciais também são fotografados e exibidos na galeria”, declara.
Segundo ele, câmeras semiprofissionais que possuem o recurso reflex (quando a imagem do visor é a mesma capturada pela lente, refletida por um espelho) podem realizar um trabalho satisfatório. “Há câmeras DSLR [reflex] que utilizam as mesmas lentes da linha profissional e fazem foto e vídeo”, diz. Antes de escolher, é importante definir o objetivo e o valor que se quer pagar pela câmera.
Veja abaixo cinco truques do fotógrafo para acertar na imagem de produto:
1. Ilumine bem e suavize sombras
Fotografia é luz, então, utilize sempre um ambiente bem iluminado para fotografar o seu produto, mesmo que vá usar o flash da câmera. Se for necessário, use luzes auxiliares, para suavizar as sombras.
2. Dê volume às roupas e detalhe estampas
Se estiver vendendo algum artigo de vestuário, use um manequim ou um modelo vestindo a peça, para dar uma ideia do caimento. No caso de estampas, com informações ou frases, fique atento para que sejam vistas com clareza. Nesse caso, vale a pena que umas das fotos da galeria seja a peça aberta, num cabide, sem dobras, com a estampa aparecendo por completo.
3. Use um fundo de cor neutra
Prefira sempre fotografar os produtos em fundos neutros, como o branco. A cor melhora a leitura e o entendimento do produto, além de facilitar caso as imagens sejam recortadas em algum software de edição e tratamento, como o Photoshop.
4. Dê referências de tamanho
Alguns produtos podem precisar de uma referência para escala. Então, uma das fotos pode ser do produto sendo utilizado por alguém ou no seu ambiente de uso.
5. Crie uma cena em fotos de pratos
Em gastronomia, alguns produtos podem não ficar tão atraentes. Nesse caso, vale investir em uma produção além do prato, com objetos que tragam um ambiente culinário ou mesmo alguns ingredientes utilizados no preparo compondo a cena.
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