Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Veja as apostas de 4 carteiras semanais para investir; Vale está entre elas

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2022 15h04

Nesta semana, quatro casas de análises, corretoras e banco selecionaram um conjunto de ações para investir no curto prazo. Para isso, consideram os acontecimentos que podem impactar nos valores dos papéis e a tendência de cada ação.

O que vai afetar os investimentos?

No cenário interno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos combustíveis entra no radar dos investidores como possível furo do teto de gastos pelo governo, segundo a MyCap Investimentos. A proposta que aumenta o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, cria auxílio para caminhoneiros e taxistas, entre outros benefícios, já foi aprovada no Senado e agora será analisada na Câmara.

Nesta quarta-feira (6), outros dados que devem influenciar os investimentos são o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) e o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Na sexta (6), serão divulgados da inflação de junho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

Além disso, os investidores estão de olho na divulgação de dados importantes nos Estados Unidos. Saem nesta semana a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), do FED (Federal Reserve), e também serão divulgados os dados de empregos no setor privado (chamado de payroll) e a balança comercial americana.

De olho nestes indicadores, Pagbank, Mycap, Mirae e Ativa montaram as suas carteiras recomendadas desta semana.

Como é feita a seleção?

Para chegar aos papéis indicados, o PagBank, por exemplo, faz uma análise dos gráficos de desempenho das ações. Assim, o banco detecta as que estão em tendência de alta e as que já caíram muito e podem mudar de direção. A Mycap, a Mirae e a Ativa têm um método semelhante.

Apesar disso, poucas ações de repetem entre uma carteira e outra — e a vantagem de compará-las é você mesmo poder tomar as suas conclusões. A única que aparece em duas delas é a Vale (VALE3), que é considerada uma das ações mais seguras do mercado.

Outro ponto em comum é o setor agropecuário: duas das carteiras têm ativos do segmento, como Minerva (BEEF3) e SLC Agrícola (SLCE3).

No geral, todas apostam em grandes empresas de energia ou de infraestrutura.

Confira as escolhas:

Mycap

Na semana anterior, a seleção teve desempenho menor que do índice Ibovespa, com rentabilidade de 4,04% contra 0,28% do índice. No ano, a carteira acumula perdas de 10,87%. Para o período entre esta segunda (4) e sexta-feira (8),a empresa recomenda:

  1. Companhia de Saneamento de Minas Gerais (CSMG3)
  2. Cosan (CSAN3)
  3. Porto Seguro (PSSA3)
  4. Movida (MOVI3)
  5. Vibra (VBBR3)

Mirae Asset

A seleção da Mirae para a semana anterior ficou foi positiva em 0,59%. Para esse novo período, a empresa escolheu:

  1. BB Seguridade (BBSE3)
  2. Isa Ceteep (TRPL4)
  3. Itaú (ITUB4)
  4. Minerva (BEEF3)
  5. Eletrobras (ELET6)
  6. Suzano (SUZB3)
  7. Taesa (TAEE11)
  8. Vale (VALE3)
  9. Romi (ROMI3)
  10. Santos Brasil (STBP3)

Ativa Investimentos

O conjunto de ações selecionado na semana passada teve queda 1,26%. Desta vez, a Ativa vai de:

  1. SLC Agrícola (SLCE3)
  2. Vale (VALE3)
  3. Cemig (CMIG4)
  4. Banco do Brasil (BBAS3)
  5. Petro Rio (PRIO3)

PagBank

A carteira fechou a semana com baixa de 2,01%. O banco, agora, escolheu:

  1. Boeing (BOEI34)
  2. Hapvida (HAPV3)
  3. Iochpe-Maxion (MYPK3)
  4. Oncoclínicas (ONCO3)
  5. Weg (WEGE3)

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.