IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

As ações preferidas para a semana: Vale e Energias do Brasil são apostas

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/07/2022 15h32

Para a semana que começa hoje (11), quatro casas de análises e bancos selecionaram um conjunto de ações para investir no curto prazo.

Na semana passada, quando o Ibovespa caiu 1,35%, duas dessas carteiras ficaram no positivo, mas só uma delas (PagBank) conquistou valorização acima do índice da Bolsa de Valores de São Paulo. As outras duas carteiras fecharam a semana no vermelho.

Veja abaixo as ações preferidas para a semana segundo quatro carteiras.

O que vai afetar as ações desta vez?

A maior expectativa é para amanhã, terça-feira (12), quando acontece a votação em plenário da Proposta de Emenda Constitucional das "bondades".

Também conhecida como PEC "Kamikaze", ela foi aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados na quinta-feira (7), e libera R$ 41 bilhões para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conceda extensão do valor do Auxílio Brasil e um bônus de R$ 1.000 a caminhoneiros. Os benefícios, porém, só valem até o fim do ano.

Nos EUA a atenção vai para a inflação de junho a ser divulgada na quarta-feira, além do relatório sobre as atuais condições econômicas (Livro Bege).

Como é feita a seleção das ações?

O PagBank, por exemplo, escolhe fazendo uma análise dos gráficos de desempenho das ações. O banco detecta as que estão em tendência de alta e as que já caíram muito. A Mycap, a Mirae e a Ativa têm um método semelhante.

Mas apesar disso, poucas ações de repetem entre uma carteira e outra. Vale e Energias do Brasil aparecem em duas delas. As duas são consideradas ações seguras. No geral, todas apostam em grandes empresas de energia ou de infraestrutura.

Confira as escolhas:

PagBank

A carteira fechou a semana no positivo, com alta de 2,31%. O banco, agora, escolheu:

  1. Boeing (BOEI34)
  2. Light (LIGT3)
  3. Iochpe-Maxion (MYPK3)
  4. Ser Educacional (SEER3)
  5. Weg (WEGE3)

Mycap

Na semana anterior, a seleção teve desempenho menor que do índice Ibovespa, com queda de 1,01%. Para esta semana, as escolhas são:

  1. Copasa (CSMG3)
  2. Randon (RAPT4)
  3. Ambipar (AMBP3)
  4. Ferbasa (FESA4)
  5. Energias do Brasil (ENBR3)

Mirae Asset

A seleção da Mirae para a semana anterior ficou no vermelho, com desvalorização de 1,91%. Para esse novo período, a empresa escolheu:

  1. Assai (ASAI3)
  2. BB Seguridade (BBSE3)
  3. Eletrobras (ELET6)
  4. Isa Ceteep (TRPL4)
  5. Itaú (ITUB4)
  6. Minerva (BEEF3)
  7. Petrobras (PETR4)
  8. Randon (RAPT4)
  9. Taesa (TAEE11)
  10. Vale (VALE3)

Ativa Investimentos

O conjunto de ações selecionado na semana passada ficou abaixo do Ibovespa, mas no positivo, com rentabilidade de 0,25%. Para este novo período, as ações são:

  1. SLC Agrícola (SLCE3)
  2. Vale (VALE3)
  3. Bradesco (BBDC4)
  4. Energias do Brasil (ENBR3)
  5. 3R Petroleum (RRRP3)

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.